A cidade de Taquarussu, distante 328 km de Campo Grande, recebeu essa semana o serviço da Carreta da Justiça. Pelo menos 360 pessoas foram atendidas nessa passagem da unidade móvel do Poder Judiciário, o que representa 10% de sua população (estimativa 2017 do IBGE). Esta é a segunda vez que a comarca recebe os serviços do programa Judiciário em Movimento.
A população taquarussuense procurou a Carreta principalmente para realizar conversões de união estável em casamento. Ao total foram 23 casamentos. Também foram feitas sete cobranças de dívidas, cinco divórcios e um pedido de alimentos. A Defensoria Pública fez 36 atendimentos. Tudo foi feito de forma rápida e totalmente gratuita.
A equipe da Carreta da Justiça é chefiada pelo juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira e os serviços oferecidos tratam de assuntos criminais e cíveis, como ações de reconhecimento de união estável ou conversão em casamento, divórcio, pensão alimentícia, execução de alimentos, conversão de separação judicial em divórcio, reconhecimento de paternidade, investigação de paternidade e guarda.
Agora a Carreta da Justiça segue rumo a Novo Horizonte do Sul (27 a 31/08), Japorã (17 a 21/09), Juti (24 a 28/09), Douradina (15 a 19/10), Laguna Carapã (22 a 26/10), Vicentina (19 a 23/11) e encerrando os atendimentos em 2018, a Carreta da Justiça estará em Jateí (26 a 30/11).
Podem procurar a equipe que responde pela Carreta pessoas que necessitam de esclarecimentos a respeito de outros serviços prestados pelo Poder Judiciário, bem como agendamentos para os processos que tramitam na comarca sede.
A Carreta faz parte do programa Judiciário em Movimento, tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, inclusive em processos do Tribunal do Júri.