Vale do Ivinhema Agora
Educação Saúde

Pesquisa da UFSCar investiga causas da sobrecarga física e psicológica em cuidadores de idosos 

Estudo é realizado na pós-graduação em Gerontologia e convida voluntários para avaliações gratuitas

 

O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está recrutando voluntários para estudo que vai analisar a relação entre empatia, atitude implícita e sobrecarga de cuidadores de idosos, formais ou informais. A pesquisa é realizada pelo mestrando Madson Maximiano e pela graduanda Amanda Moura, sob orientação de Marcos Hortes Nisihara Chagas, docente do Departamento de Gerontologia (DGero) da Instituição.
A empatia se refere à capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro e de compreender suas emoções. As atitudes implícitas são aquelas tomadas inconscientemente, baseadas em sentimentos, emoções ou crenças do sujeito. O estudo pretende relacionar esses dois fatores à sobrecarga, física e psicológica, que os cuidadores de idosos enfrentam no dia a dia.
O pesquisador lembra que o número de idosos tem aumentado e, consequentemente, cresce também a ocorrência de patologias que levam esse público a depender de um cuidador – formal, quando é um profissional que realiza o trabalho, ou informal, quando o cuidador é, normalmente, um familiar. “O cuidador tem um papel importante no que concerne à qualidade de vida dos idosos. No entanto, a prática diária de cuidar tem consequências como a sobrecarga, que causa prejuízos físicos e psicológicos”, aponta Maximiano.
Segundo o mestrando, a pesquisa é pioneira ao analisar a relação entre a sobrecarga dos cuidadores com fatores como empatia e atitude implícita. “Os estudos realizados mostram que a sobrecarga enfrentada por cuidadores formais e informais está relacionada, geralmente, ao tipo de patologia que acomete o idoso que está sendo cuidado e ao seu grau de dependência, mas a relação entre sobrecarga, empatia e atitude implícita ainda não foi estudada nesse público”, destaca.
“A empatia possibilita melhores relações sociais e acreditamos que a falta dela pode trazer prejuízo aos indivíduos, como, no caso do cuidador, a sobrecarga psicológica”, explica o pesquisador. No que se refere às atitudes implícitas, ele esclarece que as preferências do cuidador, quando não são levadas em conta, podem contribuir com a sobrecarga. “Por exemplo: se o indivíduo trabalha com um público que não é do seu interesse, pela simples necessidade [cuidador formal], ou de forma obrigatória [cuidador informal], isso também pode acarretar grande sobrecarga. Por esses motivos, a análise dessas variáveis no contexto do cuidador é crucial”, afirma.
Maximiano defende a importância da pesquisa: “A partir dos nossos resultados, acreditamos que novas ações podem ser implementadas na atenção aos cuidadores. Orientações preventivas e atividades de caráter motivacional com o intuito de promover relações empáticas entre os cuidadores e idosos podem auxiliar na minimização da sobrecarga física e psicológica”.
Para desenvolver o estudo, neste momento estão sendo convidados homens ou mulheres, maiores de 18 anos, que sejam cuidadores formais (profissionais com curso de cuidador e/ou curso técnico de Enfermagem ou graduação na área). Os participantes devem estar cuidando de um idoso há, pelo menos, três meses, e por quatro horas diárias, no mínimo. Os voluntários participarão de testes realizados em computador e responderão a questionários. Os interessados devem entrar em contato com os pesquisadores pelos telefones (16) 99244-7169 e (82) 9920-8149 (ligações ou WhatsApp) ou pelos e-mails mouramands@gmail.com e mmaximianopsi@gmail.com.
Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 81016717.0.0000.5504).

Related posts

Gleice questiona Governo de MS sobre operacionalização do Hospital Regional de Dourados

Anaurelino Ramos

Pesagem do Bolsa Família em Batayporã vai do dia 13 ao dia 24 de maio

Anaurelino Ramos

Secretaria de Saúde de Batayporã abre processo seletivo para quatro funções

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário