A atividade foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município.
A programação incluiu palestras de sensibilização sobre a utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário, distribuição de materiais informativos e orientações sobre a próxima etapa das ações, que prevê a realização do fumacê na rede coletora.
Conforme pontuoua a empresa, Batayporã já alcançou a universalização dos serviços de água e esgoto, e o foco atual está no fortalecimento das ações educativas junto à população. A segunda etapa é o trabalho com a utilização de fumacê.
O procedimento consiste na aplicação de fumaça na rede coletora, técnica que permite identificar possíveis ligações irregulares ou clandestinas que possam comprometer o funcionamento do sistema.
O secretário municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sademat), Renan Bom Ribeiro, a iniciativa integrada entre os órgãos envolvidos. “A capacitação foi importante para esclarecer como será realizada a ação do fumacê, que contará com a atuação conjunta das empresas de saneamento e das secretarias municipais.
É um trabalho técnico que também depende da colaboração da população”, afirmou.
Uso correto da rede de esgoto
A orientação é que a rede coletora receba exclusivamente águas residuais de uso doméstico, como as provenientes de banhos, descargas, pias, lavatórios e máquinas de lavar roupas e louças.
O descarte inadequado de materiais como água da chuva, fraldas, medicamentos, papéis, plásticos, restos de alimentos, óleo de cozinha e produtos corrosivos deve ser evitado, uma vez que pode causar obstruções e prejuízos ao sistema de esgotamento sanitário.
*Com informações da Ambiental MS Pantanal.
Foto: Assessoria Ambiental MS Pantanal.
Ana Carla Barbosa

