Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Boletim Epidemiológico: MS registra 2.639 casos confirmados de chikungunya

Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

 

Mato Grosso do Sul já registrou 5.352 casos prováveis de chikungunya, sendo 2.639 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 14ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (16).

Conforme o documento, 12 óbitos pela doença foram confirmados nos municípios de Dourados, Bonito, Jardim e Fátima do Sul. Entre as vítimas, sete possuíam algum tipo de comorbidade. O boletim também aponta 46 casos confirmados de chikungunya em gestantes. Dois óbitos estão em investigação.

Dengue

Já em relação à dengue, o Estado contabiliza 3.266 casos prováveis, sendo 469 confirmados. Não há nenhum óbito registrado nem em fase de investigação.

Nos últimos 14 dias, Santa Rita do Pardo, Paraíso das Águas, Corumbá, Caarapó, Miranda, Jardim e Aquidauana registraram baixa incidência de casos confirmados de dengue.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 223.322 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre pessoas de 6 a 16 anos.

A SES reforça que a população deve evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 14 – 2026
Boletim Epidemiológico Dengue SE14 – 2026

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Divulgação

Related posts

Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê

Anaurelino Ramos

Batayporã reforça vacinação contra a influenza diante do aumento de doenças respiratórias

Anaurelino Ramos

Junho Vermelho: MPMS apoia campanha de doação de sangue e conscientização coletiva

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário