Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Com procura recorde, curso de Libras é aberto com aula inaugural

A aula, realizada no anfiteatro da Escola “Professor João de Lima Paes” na noite desta terça-feira (19), contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia.

Cogecom,

A marca da educação municipal de Nova Andradina é a inclusão social. Através da promoção do conhecimento sobre a língua dos sinais, o Curso de Libras inicia mais um ano com grande sucesso de procura. Em nível básico, o curso teve procura recorde: somente no primeiro dia de inscrições online, a SEMEC recebeu o cadastro de aproximadamente 300 pessoas interessadas nas aulas coordenadas pela professora Suzana Blasque.

A aula inaugural do curso, realizada na noite desta terça-feira (19), no anfiteatro da Escola Municipal “Professor João de Lima Paes”, contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado de seu vice Nenão, do secretário de Educação Fábio Zanata, do vereador Wilson Almeida e da primeira dama do município e também vereadora Joana Darc Bono Garcia. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, está sob a coordenação e aplicação do conteúdo à responsabilidade dos profissionais do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NUMESPI). 

Cb image default
João Cláudio

Comemorando o sucesso do curso, Gilberto Garcia parabenizou os profissionais pela competência, e justificou que o trabalho é reconhecido pela comunidade, dada a quantidade de pessoas que se inscreveram. Gilberto frisou que o curso, mais que voltado à comunidade surda, é nos dias de hoje uma obrigação dos ouvintes. “É uma maneira de garantir cidadania aos surdos e divulgar a Língua Brasileira de Sinais para que todos possam obter conhecimento e, fundamentalmente, auxiliar as pessoas surdas”, disse o prefeito.

Cb image default
João Cláudio

De acordo com a professora Suzana Blasque, profissional do NUMESPI, a Libras é a segunda língua de expressão no Brasil e também é um componente curricular nos cursos de graduação, no que se refere à licenciatura, inclusive em alguns cursos de bacharelado. Sendo gratuito, de fácil ingresso e oferecido por meio de aulas presenciais teóricas e práticas, Suzana comemora essa oportunidade aberta ao público, mas afirma que ainda há uma longa estrada a se caminhar para que a sociedade encare a acessibilidade como prioridade.

No começo deste ano, o prefeito Gilberto Garcia autorizou a SEMEC a instituir o Centro de Idiomas, que acolherá a matrícula de estudantes de Nova Andradina em aulas de língua estrangeira (inglês e espanhol) com a inclusão da formação em Libras nesta mesma iniciativa pioneira no interior do Estado. 

Cb image default
João Cláudio

Related posts

Polícia recupera 126 cabeças de gado furtadas e remarcadas avaliadas em R$ 400 mil

Anaurelino Ramos

Prefeitura de Angélica divulga gabarito de concurso

Anaurelino Ramos

Plantões de telemedicina podem reduzir filas de espera por especialidades em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário