Vale do Ivinhema Agora
Política

Tereza Cristina tem conversa com Flávio e diz que ser vice depende de aval do partido

Partido da senadora, o PP faz parte de federação com o União Brasil

Fábio Oruê –
MP sobre renegociações de divídas rurais deve ser editada em breve, prevê Tereza CristinaSenadora Tereza Cristina (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) admitiu que conversou, na quarta-feira (29), com o pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) sobre sua candidatura a vice-presidente nas Eleições de 2026. Entretanto, a parlamentar ainda depende do aval do Progressistas, seu partido, para bater o martelo.

A senadora afirmou, por meio de nota, que a conversa foi produtiva, mas que não decidiu nada. “[…] porque qualquer composição de chapa depende de avaliações políticas e pessoais, além de consultas e acertos partidários”, diz o texto.

Ao longo dos últimos meses, a senadora sul-mato-grossense negou diversas vezes que seria vice na chapa de Bolsonaro, mas afirmou que conversou com Flávio pela primeira vez sobre o assunto na quarta. Vale ressaltar que o Progressistas faz parte da Federação União Progressista junto do União Brasil.

Flávio já sinalizou a intenção de escolher uma mulher para o posto, de olho no eleitorado feminino. Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, defendia o nome de Tereza Cristina, com o argumento de que agregaria votos.

‘Vice dos sonhos’

Quando esteve em Campo Grande em abril, na Expogrande, Flávio disse que a senadora Tereza Cristina é a “vice dos sonhos”. O filho 01 do Bolsonaro elogiou a parlamentar sul-mato-grossense, que é apontada como uma possível vice em sua chapa: “Tereza é o sonho de consumo de todo mundo, sou fã. Mas, vice vai ser muito mais para frente”, disse.

O presidenciável destacou a notoriedade de Tereza Cristina. “Ela é uma das maiores referências no mundo que o agro tem. Foi um privilégio tê-la como ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro”.

Na Expogrande, Flávio Bolsonaro chamou Tereza Cristina de ‘sonho de consumo’ para a campanha. (Montagem: Arquivo, Jornal Midiamax)

Presidência do Senado

Valdemar chegou a afirmar na semana passada não ter conseguido chegar a um acordo para que a senadora seja a vice de chapa de Flávio. “Não houve acordo, ela me disse hoje que é candidata à Presidência do Senado, que ela vai disputar a Presidência do Senado e que esse é o objetivo dela”, declarou Valdemar, em entrevista à CNN Brasil, após se reunir com a parlamentar.

Valdemar ainda disse acreditar que quem dará a última palavra na escolha será o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para Valdemar, Bolsonaro tem um faro político que já foi demonstrado quando decidiu que Tarcísio de Freitas (Republicanos) disputaria o governo de São Paulo em 2022.

O dirigente do PL reafirmou a intenção de buscar apoio de outros partidos ao nome de Flávio. “Temos várias coligações com o PP nos Estados. Temos muitas coisas com PP, União Brasil. Temos muitas alianças nos Estados com Republicanos. Estamos conversando com Podemos. Pessoal de Minas está conversando com o PSDB”, continuou.

valdemar
Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. (Marcello Casal Jr., Agência Brasil)

Cotadas

Costa Neto já afirmou que a economista Daniella Marques “não tem voto” para ser vice, em entrevista ao jornal O Globo. Ela é uma das cotadas para compor a chapa do PL à Presidência.

Apesar do aceno de Valdemar, a federação União Brasil-PP, à qual Tereza Cristina é filiada, tem sinalizado que não deve apoiar a pré-candidatura de Flávio. O mesmo cenário ocorre no Republicanos, partido de Daniella Marques.

“A candidata ideal seria a Tereza Cristina. Ela tem carisma e isso é muito importante em uma eleição presidencial, isso puxa voto”, disse Valdemar.

Related posts

Presidência da Assembleia abre disputa entre deputados do PL

Anaurelino Ramos

Abstenção em Mato Grosso do Sul foi a maior do Brasil

Anaurelino Ramos

Câmara de Novo Horizonte do Sul elege nova Mesa Diretora para o biênio 2027/2028 nesta terça-feira (6)

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário