Vale do Ivinhema Agora
Educação

Nova Andradina promove 1º Seminário Regional da Primeira Infância

Evento acontece no dia 21, com palestra, mesa-redonda e 15 oficinas temáticas voltadas à educação, saúde, proteção e desenvolvimento infantil

Cogecom

Nova Andradina sediará, no próximo dia 21, o 1º Seminário Regional da Primeira Infância, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Comitê Municipal da Primeira Infância. A iniciativa reunirá gestores públicos, profissionais de diferentes áreas e representantes da sociedade para fortalecer o diálogo e promover a troca de experiências sobre o atendimento às crianças de zero a seis anos.

A programação terá início pela manhã, com credenciamento a partir das 7h, na Câmara Municipal. A abertura contará com a presença de autoridades, seguida de palestra com Célio Lima de Oliveira, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), e mesa-redonda voltada à discussão de estratégias e experiências relacionadas à Primeira Infância.

O seminário busca ampliar o debate sobre a importância da Primeira Infância e fortalecer a atuação integrada das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, à proteção e ao bem-estar das crianças. A proposta é aproximar diferentes setores e promover a integração entre educação, assistência social, saúde e demais áreas relacionadas à proteção e ao desenvolvimento infantil.

No período vespertino, serão realizadas 15 oficinas temáticas, com atividades simultâneas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmara Municipal, Centro de Convenções e CEINF Odila Carrara. Os temas abrangem áreas como proteção social, saúde, educação, desenvolvimento infantil, inclusão, alimentação, linguagem, música, tecnologia e práticas pedagógicas.

Entre os temas estão Primeira Infância na Proteção Social Básica; Escuta Especializada; atualização em torcicolo congênito e plagiocefalia; pré-natal de baixo risco na Atenção Primária à Saúde; Mentalidades Matemáticas; desenvolvimento de habilidades para a vida; interculturalidade na Educação Infantil; identificação de sinais de alerta no desenvolvimento infantil; BNCC Computação; música e contação de histórias; práticas pedagógicas; neurodivergências e inclusão; experiências artísticas; linguagem, afeto e expressão; e alimentação na Primeira Infância.

Para participar das oficinas temáticas, é necessário realizar inscrição prévia por meio do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-DouE-Lu5sMNYcJ2d4AWKMOes22qO8TbLG-csOA4tWD9B9g/viewform?usp=dialog

Related posts

Lousa interativa amplia possibilidades de aprendizagem na Rede Municipal de Ensino

Anaurelino Ramos

Escola Jan Antonin Bata realiza na sexta-feira sua II Mostra Científica

Anaurelino Ramos

Encceja 2026 será dia 23 e candidatos já podem consultar local de provas em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário