Vale do Ivinhema Agora
Região

Batayporã participa de encontro regional para articulação e fortalecimento do turismo

Comitiva reuniu representantes da Sademat, Secel e Comtur em atividades voltadas à integração de atrativos, cultura e oportunidades de desenvolvimento durante o Trama D1

 

Representantes de Batayporã participaram, na última semana, do TRAMA D1 – Turismo & Inovação, encontro promovido pela Agência Regional de Desenvolvimento, Inovação e Liderança Territorial (LIDERA CONEVALE), em Naviraí. A atividade reuniu representantes de 11 municípios, empreendedores, artesãos e instituições para discutir estratégias de integração e fortalecimento do turismo regional.

 

A comitiva de Batayporã contou com os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sademat), Maurício Cota Rocha, Regiane Mayra, Luciana Melo e Claudia Macedo; o artesão e representante do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Dalibor Trachta, a diretora de Cultura, Jaqueline Souza; e as artesãs Rita, Edna e Camila, representando a Casa do Artesão.

 

Durante o encontro, os participantes tiveram contato com propostas de integração de atrativos turísticos, organização de calendários regionais de eventos, qualificação de experiências e valorização do artesanato como atividade que também pode compor produtos e roteiros turísticos.

 

Na Roda de Experiências, Batayporã apresentou dois de seus atrativos: a tradicional Festa do Sereno, que chegou à 45ª edição, e a Lagoa do Sapo. A programação também incluiu atividades práticas para identificar possibilidades de conexão entre os municípios, considerando características culturais, gastronômicas, naturais e históricas de cada localidade.

 

O secretário da Sademat, Renan Bom, comentou a atuação do grupo. “A participação possibilitou o intercâmbio de experiências e a aproximação com instituições e representantes de outros municípios, criando oportunidades para futuras parcerias. Para Batayporã, a articulação entre turismo, cultura, artesanato e desenvolvimento econômico pode contribuir para ampliar a divulgação dos atrativos locais, fortalecer iniciativas de empreendedores e artesãos e integrar o município a roteiros e eventos regionais”, avaliou o gestor.

 

Entre os encaminhamentos do TRAMA D1 estão a construção de um Mapa Vivo de Atrativos, um Calendário Regional de Eventos e um Banco de Ideias, com propostas que poderão orientar ações conjuntas e novos projetos para o desenvolvimento do turismo no território.

 

Fotos: Divulgação.

Related posts

Indicação propõe ações integradas para prevenir surtos da mosca-dos-estábulos em MS

Anaurelino Ramos

Incêndio destrói carga de algodão em caminhão na BR-267 em Nova Casa Verde

Anaurelino Ramos

Mulher encontrada morta em caminhonete que caiu no Rio Ivinhema é identificada; buscas por homem continuam

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário