Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

Procon Estadual pesquisa preços de eletrodomésticos e encontra diferença entre 0,09% e 135%


Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Tendo como objetivo orientar o consumidor que pretende adquirir eletrodomésticos e eletroportáteis, equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizou pesquisa em lojas especializadas de Campo Grande em que foi detectada variação de preços superior a 135 % em um dos itens pesquisados.

No trabalho realizado foram visitados nove estabelecimentos comerciais na área central da Capital, no período de 25 de fevereiro a 1º de março em curso com verificação de 140 produtos se concluindo pela conveniência de divulgação de 28 deles. Do total de itens, quatro apresentaram variação de preços superior a 80%. Vale notar que se trata de eletroportáteis com registro de maior procura, em função de sua utilidade nas residências.

Com índices mais elevados registrou-se, por exemplo, batedeira para bolos (81,94%), liquidificador (84,55%), mixer 3 em 1 (127,47%) e ferro de passar roupas, a maior registrada, com 135,91%. “Levando-se em consideração as diferenças de preço é fácil deduzir que pesquisar deve-se tornar hábito do consumidor. Mesmo que se volte para comprar no primeiro local onde se pesquisou, vale a pena termos a preocupação de verificar a diferença do preço de cada produto que pretendemos adquirir”, comenta o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.

Neste levantamento vale ressaltar, produtos com diferença inferior a 10%. É o caso de mini processador de 50W (0,09%), forno de micro-ondas (3,45%), condicionador de ar Split 9 mil BTU (8,70%) e mini processador turbo 250W (9,16%). Os estabelecimentos pesquisados foram Lojas Americanas, Carrefour, Casas Bahia, Extra Hipermercados, Havan, Magazine Luiza, Pernambucanas, Ricardo Eletro e Walmart. Dos estabelecimentos visitados, Casas Bahia teve o maior número de itens com menor preço, enquanto Extra Hipermercados o maior número com maior preço.

Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS)

Fotos : Internet

Related posts

Brasil atinge marco de 50 GW em energia solar e entra no top 6 mundial

Anaurelino Ramos

Secel abre votação para análise do Plano Municipal da Primeira Infância

Anaurelino Ramos

Autorização para ampliar importação de gás natural reforça papel estratégico de MS na integração energética

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário