Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

Procons de MS debatem melhorias nos serviços de 3 setores recordistas em reclamações

Divulgação

 

Procon Municipal de Nova Andradina esteve representado pela coordenadora municipal, Maria Aparecida Valdez

 

Cogecom,

 

Em reunião promovida pela Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS nos dias 3, 4 e 5 de julho, coordenadores dos Procons municipais reuniram-se com representantes de empresas de 3 setores recordistas em reclamações: Energisa, operadora de telefonia Oi e distribuidores de combustíveis. Os órgãos de proteção ao consumidor solicitaram melhorias no atendimento aos serviços prestados.

A coordenadora municipal do Procon Nova Andradina, Maria Aparecida dos S. Correia Valdez, participou dos debates e trouxe detalhes das ações e prazos estabelecidos para as empresas tomarem as providências necessárias.

“O que temos visto muitas vezes, é que a melhoria nos serviços aos consumidores não acontecem de forma satisfatória e o índice de reclamações ainda continua alto, principalmente dos serviços essenciais à população como energia elétrica, telefonia e preços dos combustíveis, que sempre estão no topo no ranking das reclamações. Por isso, é fundamental reunir, debater e cobrar essas empresas com a finalidade de proteger o consumidor”, finaliza o gerente.

Energia elétrica

A primeira reunião foi com a empresa concessionária de distribuição de energia, a Energisa S/A, que tem sido uma das recordistas em reclamação.

As principais queixas são referentes à falha de prestação dos serviços de distribuição, SAC (Serviços de Atendimento ao Consumidor) ineficiente ou inoperante, cobranças indevidas, como também apontou a necessidade de aumentar a cobertura da distribuição da rede elétrica e excessos nas exigências para a troca de titularidade.

A empresa se prontificou a adequar às solicitações requeridas num prazo de 30 dias.

Distribuidoras de combustíveis

A segunda reunião contou com a presença dos representantes das Distribuidoras de Combustíveis, membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública, Ministério Público e Secretaria de Fazenda.

Os municípios cobram a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o desconto de R$ 0,46 por litro de diesel, acordados durante a greve dos caminhoneiros.

Após amplo debate, ficou acertado que até o próximo dia 20 de julho, as distribuidoras devem apresentar as notas fiscais de compra dos combustíveis nas refinarias. A exigência foi feita devido a alegação de que existiria uma diferenciação de preços entre o valor cobrado do combustível na capital do estado e nos municípios do interior.

Empresa Oi S/A

O último encontro debateu problemas referentes a prestação de serviços da empresa OI S/A. Entre os problemas abordados estão os seguintes: falha na prestação dos serviços de telefonia móvel e fixo, falha na prestação de banda larga e televisão por assinatura, SAC disponibilizado aos consumidores ineficiente ou inoperante, cobranças indevidas, serviços inseridos nos planos sem autorização do consumidor, cobertura do sinal fraca e ou inexistente.

A empresa terá um prazo de 45 dias para dar uma resposta aos questionamentos dos Procons.

Related posts

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Nova Andradina recebe van adaptada para o Projeto Conviver

Anaurelino Ramos

4ª menor do país: taxa de desocupação em MS cai para 3,4% no trimestre de julho a setembro

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário