Dourados tem quase 1.200 casos notificados e 373 confirmados; duas pessoas já morreram com a doença na cidade este ano
Helio de Freitas, de Dourados
Mutirão contra mosquito da dengue tem apoio de voluntários, mas casos continuam aumentando (Foto: Divulgação)
Com quase 1.200 casos notificados, 373 confirmados até a semana passada e duas mortes, a cidade de Dourados, a 233 km de Campo Grande, decretou situação de emergência devido à dengue, tratada como epidemia pela prefeitura.
Assinado pela prefeita Délia Razuk (PR) e pelo procurador-geral do município Sergio Henrique Pereira Martins de Araújo, o decreto de situação de emergência foi publicado hoje (15) no Diário Oficial do Município.
De acordo com a prefeitura, a situação de emergência tem como base a lei 6.259, de 30 de outubro de 1975, que trata das ações de vigilância epidemiológica e estabelece normas relativas à notificação compulsória de doença e dá outra providencias. A prefeitura ainda se baseia na portaria 204 do Ministério da Saúde, de 17 de fevereiro de 2016.
Com a epidemia, segundo a prefeitura, teve aumento da demanda por exames laboratoriais, consultas médicas, produtos e serviços de saúde, além de “expressivo aumento” do número de consultas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e demais unidades da rede.
Dourados está entre os 56 municípios de Mato Grosso do Sul com alta incidência de dengue. Até a semana passada o índice estava em 534 casos notificados para cada grupo de cem mil habitantes.