Vale do Ivinhema Agora
Campo Economia

Confinar 2019: Saito ressalta adoção de novas tecnologias por produtores rurais no desenvolvimento rural

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou, nessa terça-feira (23), de um dos principais eventos agropecuários do país:  o Confinar 2019.
A abertura do Simpósio que está na 8ª edição aconteceu no Palácio Popular Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e reuniu especialistas da área, lideranças e produtores rurais do estado e de outras localidades.
De acordo com Saito, o encontro contribui para potencializar a pecuária sul-mato-grossense. “Compartilhar conhecimento e possibilitar ao produtor rural o conhecimento de novas tecnologias é o grande objetivo do Confinar. Além do netwoking, que acontece nos dois dias de evento, os participantes têm acesso a inovações que aumentam os níveis de produtividade e excelência de forma sustentável”, explica.
Uma pesquisa realizada pela CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, que avaliou as principais demandas dos produtores do Brasil, também foi citada pelo presidente da federação. “O acesso ao crédito, custo de produção e infraestrutura e logística, estão entre as prioridades dos produtores que também consideram fundamental a qualificação da mão de obra para o setor”, afirma.
O superintendente da Semagro – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, representou o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “Buscamos tecnologia e conhecimento, itens que não podem faltar para quem desenvolve confinamento”, comenta.
Para o organizador do evento, Rodrigo Spengler, empresário da área de tecnologia para pecuária, o objetivo do simpósio é chegar ao campo. “Recentemente encontrei um produtor, que afirmou que desde que começou a participar do Confinar aprendeu muita coisa e que melhorou a partir de aplicações que fez com base nas experiências vividas nas edições anteriores. Foi muito gratificante ouvir isso e saber que estamos alcançando a finalidade.
Participaram da abertura o vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, André Moraes; o presidente do Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão; o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e o diretor-secretário da federação, Frederico Stella; a 2ª secretária, Edy Elaine Biondo Tarrafel, além do presidente do Sindicato Rural de Bataguassu, Manoel Agripino Cecílio de Lima; de Santa Rita do Pardo, Florindo Cavalli Neto 
A programação do evento segue nos dias 23 e 24 de abril, totalizando dez palestras ministradas por especialistas em diferentes áreas da pecuária. O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é patrocinador do evento e a federação apoia a iniciativa. 

Related posts

Problemas atingem quase 70% da safra de milho no sul de MS

Anaurelino Ramos

Cunhado encontra corpo de caseiro atacado por onça

Anaurelino Ramos

Com bases avançadas em várias áreas do Pantanal, Governo de MS prepara combate aos incêndios e apoia comunidades

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário