Pessoas interessadas devem apresentar resultado do Enem
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou nesta quarta-feira, dia 8 de maio, o edital (https://bit.ly/2vLq9ZA) de seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação presenciais, ofertados nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. O edital está disponível em www.ufscar.br.
Para participar da seleção, é necessário apresentar resultado em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2015. Pessoas em situação de refúgio que não tenham participado de nenhuma edição do Enem devem realizar a inscrição para as provas de 2019 do Exame, no site enem.inep.gov.br, até o dia 17 de maio.
Para fazer a inscrição no processo da UFSCar, também é preciso que o candidato comprove a condição de refugiado, por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça. A documentação completa exigida no edital deve ser enviada por meio dos Correios, para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade, até o dia 16 de setembro.
Na ficha de inscrição deverá ser informado o número de inscrição no Enem e também a opção de curso escolhida entre as 65 ofertadas pela UFSCar. Os candidatos concorrem a uma única vaga adicional em cada curso.
Esta será a 12ª edição consecutiva da seleção específica para ingresso na UFSCar de pessoas em situação de refúgio, que foi implementada a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados, a Lei 9.474/97. Mais informações podem ser obtidas em contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da UFSCar, no Fale Conosco (http://www.prograd.ufscar.br/fale-conosco) ou pelo telefone (16) 3351-8152.