Vale do Ivinhema Agora
Economia Região

De olho na economia, proposta visa adesão de software que integra órgãos públicos

Pauta vem sendo defendida no plenário da Câmara desde 2011

De olho na economia, os vereadores Amarelinho (MDB) e Dr. Sandro Hoici (DEM) sugeriram a adesão de Nova Andradina ao software “e-Cidade”, programa que promove a integração de todos os órgãos públicos.

A indicação foi apresentada na sessão deliberativa da última terça-feira (21) e segue agora para o prefeito Gilberto Garcia (PR), com cópias às secretarias municipais de Finanças e Gestão e de Planejamento e Administração.

“A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-Cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento”, argumentaram os parlamentares.

O e-Cidade busca informatizar a gestão dos municípios de forma integrada. No caso de Nova Andradina, a ferramenta contemplaria a integração de diferentes entes municipais, como: Prefeitura, Câmara, Previna, Autarquias, Fundações entre outros.

Softwares livres
A indicação vai ao encontro de um requerimento apresentado em 2011 por Dr. Sandro. Na época, o vereador já destacava que a adoção de softwares livres possibilitava o desenvolvimento tecnológico, a diferenciação de produtos e serviços, a independência do fornecedor único e mais segurança na execução de processos.

Em 2011, o Município havia contratado uma empresa para implantar o sistema de gestão escolar. Diante disso, Dr. Sandro requereu dados sobre a relação custo/benefício na utilização de um software proprietário, em detrimento a utilização de software livre e de código aberto, citando como exemplo o i-Educar, opção então incentivada pelo Governo Federal.

Related posts

Previsão de chuva para Batayporã (MS) nesta quinta-feira

Anaurelino Ramos

Escola Machado de Assis celebra formatura da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Anaurelino Ramos

Projeto de novo loteamento popular de Nova Andradina é entregue à Agehab

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário