Promovidas pelo governo municipal, ações da Semana do Meio Ambiente envolveram Rotary Clube, alunos de escolas municipais e Comdema
Semear para preservar. Essa foi a mensagem que as ações de replantio de 70 mudas realizadas na nascente do Córrego Mangaba e no canteiro central da Avenida Henrique Pasmanik deixaram para os alunos das Escolas Municipais Delmiro Salvione Bonin e Luiz Claudio Josué, e para a comunidade de maneira geral.
As atividades de sensibilização sobre preservação ambiental, que fazem parte do especial alusivo à Semana do Meio Ambiente, contaram ainda com a coleta de lixo eletrônico e uma visita de jovens do Interact ao Viveiro Municipal com o intuito de conhecer a produção de mudas.
A realização é da Prefeitura de Nova Andradina por meio da Secretaria Municipal Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Semadi (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado) com o apoio do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Rotary Clube Nova Andradina Centenário.
De acordo com a subsecretária de meio ambiente, Cornélia Nagel, todas essas iniciativas visam sensibilizar a sociedade de que semear e preservar hoje, geram frutos amanhã. Além disso, contribuem para melhorar o paisagismo do município e auxiliam na recuperação de nascentes e áreas verdes.
“Promover o replantio e recuperar áreas degradadas são formas de preservar o nosso patrimônio ambiental, uma vez que as últimas mudas plantadas nesses locais não prosperaram devido à depredação, vandalismo, ou a falta de água e cuidados”, completa a engenheira agrônoma.
Nessas áreas foram concluídos o replantio de espécies nativas do cerrado como: embaúba, Jaracatiá, Ingá de Metro, Jenipapo, Jatobá, Capixingui, Gatambu e mudas de Azedinha.
Ao final de cada uma dessas ações, os profissionais da Semdi ministram uma verdadeira aula sobre a importância do meio ambiente, do plantio, da preservação e do cuidado com as árvores.
Fotos: William Gomes