Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Viveiro Municipal de Nova Andradina produz 6 mil mudas por ano

Mudas são distribuídas gratuitamente à população e ajudam na recuperação de nascentes e áreas degradadas, além de deixar a cidade mais verde e mais bonita

Cogecom,

 

Com a produção de 6 mil mudas por ano, o Viveiro Municipal é maior maternidade verde de Nova Andradina. É numa área de 14.000 metros quadrados onde nascem as plantas que irão se espalhar em flores, folhas, sombras e sementes pela Cidade Sorriso.

O local está sob os cuidados de dois viveiristas, responsáveis pela produção, manejo e proteção das mudas. O processo de germinação acontece na estufa. As sementes ficam por lá de 7 a 45 dias, a depender da espécie.

Cb image default
João Cláudio

Na sequência, a muda vai passando pelos setores de cultivo até chegar ao estágio do plantio em nascentes, áreas degradadas, praças, áreas verdes e doação gratuita para os nova-andradinenses para deixar a cidade mais verde e mais bonita.

A subsecretária de meio ambiente, Cornélia Nagel, conta que todas as mudas produzidas são distribuídas gratuitamente à população. “As mudas doadas são principalmente de espécies arbóreas e tem a finalidade de promover a arborização urbana. Também são produzidas espécies nativas para auxiliar na recuperação de nascentes”, declara a subsecretária.

Entre as mudas mais pedidas estão os oitis, Ipês e as frutíferas como acerola, pitanga, caju, jabuticaba. Para receber o ipê é preciso uma calçada grande, com mais de dois metros, e sem rede de energia ao lado.

A engenheira agrônoma, Cornélia explica que nesta época de frio, o cuidado deve ser redobrado para que as mudas cheguem a tempo de colorir a Primavera, a partir de setembro, considerado o melhor período para o plantio de mudas. Além disso, dá dicas para que elas cresçam fortes e saudáveis.

“Antes do plantio de qualquer árvore é preciso verificar a situação do solo para o seu crescimento saudável. O solo precisa ser permeável, permitindo a filtração de água. Se o terreno é concretado, a área mínima de solo permeável deve ser de um metro quadrado. Então, aquele concreto precisa ser retirado e depois fazer uma cova profunda. Para finalizar essa preparação do solo, não se esqueça da adubação”, alerta a profissional.

Serviço – Para quem deseja solicitar a doação de muda para o plantio em sua calçada ou quintal, somente no perímetro urbano, o interessado deve comparecer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado onde é feita uma requisição com as espécies e quantidade de mudas que o solicitante deseja.

O Viveiro Municipal está localizado no Distrito Industrial, no final da Rua João Vieira de Moraes. O atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Related posts

Presidente Lula vem a MS em 4 de dezembro para oficializar demarcação de terra indígena

Anaurelino Ramos

Secel abre votação para análise do Plano Municipal da Primeira Infância

Anaurelino Ramos

Justiça exige ações contra poluição do ar em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário