O programa MS no Campo desta semana destaca o trabalho da Agraer/MS, que vem orientando agricultores e pecuaristas para evitarem a prática de queimadas na limpeza do solo seja para preparo de plantio ou formação de pasto.
O clima seco e os baixos índices de umidade relativa do ar, característicos desta época do ano, formam o cenário ideal para aumentar não apenas os riscos de problemas respiratórios nas pessoas como a incidência de queimadas ou incêndios seja no campo ou na cidade.
Araquem Ibrahim Midon é gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer e ela cita alguns sistemas alternativos de produção, que previnem contra os incêndios.
Em outra reportagem, o programa destaca que já está disponível no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) um manual com o passo a passo para operacionalização do novo sistema digital de licenciamento ambiental relativo às operações florestais, o e-Florestal.
O ouvinte ainda vai conferir informações sobre a safra recorde do milho, sobre as novas regras e um balanço do seguro rural nas reportagens de Karla Tatiane, Bruno Chaves e Paulo Yafusso.
Semanalmente distribuído para aproximadamente cem emissoras de rádio parceiras de frequência FM, com alcance nos 79 municípios, o MS no Campo também é disponibilizado para download no portal oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, Portal MS.
Nesta edição, de número 104, a produção e apresentação são da jornalista Katiuscia Fernandes e edição de Fernando Blank. O MS no Campo conta com apoio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ambas ligadas à Semagro. Ouça agora.