Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Desde 2005, em Nova Andradina, UFMS cresce atendendo demanda por ensino

O câmpus da UFMS em Nova Andradina é um dos que ainda possuem uma curta história, mas com grandes conquistas. Instituído em 2005, atendendo à Resolução do Conselho Universitário (Coun) de nº 64, iniciou suas atividades no município ofertando dois cursos de licenciatura, em Geografia e História.

Casa sede das atividades em 2007

Até outubro de 2009, as atividades eram realizadas na Escola Municipal João de Lima Paes. Posteriormente, foi inaugurada a estrutura do câmpus em uma área doada pelo poder público municipal, sendo para lá transferidas todas suas ações acadêmicas e setores administrativos.

O CPNA foi criado de forma estratégica para atender estudantes da região Sudeste do estado de Mato Grosso do Sul, localizada à margem direita do Rio Paraná. Em especial das cidades de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Em 2009, visando mudar o perfil acadêmico do câmpus, a administração central da UFMS optou pela suspensão de vagas nos dois cursos que deram início ao câmpus, restando apenas o de Administração. A ação institucional gerou diversas manifestações e os alunos e professores de História buscaram a permanência do curso, que se mantém até hoje.

Câmpus em construção em 2008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portanto, atualmente o câmpus de Nova Andradina oferta os cursos de bacharelado em Administração, licenciatura em História e tecnológico em Gestão Financeira.

Recentemente, em 2017, passou a oferecer também os cursos de bacharelado em Engenharia de Produção e Ciências Contábeis. Com os dois novos cursos, subiu para 260 o número de vagas ofertadas no câmpus, com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Vestibular.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)- com informações de arquivo

Referência: PIEREZAN, Alexandre (Org.). De campo a campus: uma década de investigação científica no campus de Nova Andradina, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2016.

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário