Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Desde 2005, em Nova Andradina, UFMS cresce atendendo demanda por ensino

O câmpus da UFMS em Nova Andradina é um dos que ainda possuem uma curta história, mas com grandes conquistas. Instituído em 2005, atendendo à Resolução do Conselho Universitário (Coun) de nº 64, iniciou suas atividades no município ofertando dois cursos de licenciatura, em Geografia e História.

Casa sede das atividades em 2007

Até outubro de 2009, as atividades eram realizadas na Escola Municipal João de Lima Paes. Posteriormente, foi inaugurada a estrutura do câmpus em uma área doada pelo poder público municipal, sendo para lá transferidas todas suas ações acadêmicas e setores administrativos.

O CPNA foi criado de forma estratégica para atender estudantes da região Sudeste do estado de Mato Grosso do Sul, localizada à margem direita do Rio Paraná. Em especial das cidades de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Em 2009, visando mudar o perfil acadêmico do câmpus, a administração central da UFMS optou pela suspensão de vagas nos dois cursos que deram início ao câmpus, restando apenas o de Administração. A ação institucional gerou diversas manifestações e os alunos e professores de História buscaram a permanência do curso, que se mantém até hoje.

Câmpus em construção em 2008

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portanto, atualmente o câmpus de Nova Andradina oferta os cursos de bacharelado em Administração, licenciatura em História e tecnológico em Gestão Financeira.

Recentemente, em 2017, passou a oferecer também os cursos de bacharelado em Engenharia de Produção e Ciências Contábeis. Com os dois novos cursos, subiu para 260 o número de vagas ofertadas no câmpus, com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Vestibular.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)- com informações de arquivo

Referência: PIEREZAN, Alexandre (Org.). De campo a campus: uma década de investigação científica no campus de Nova Andradina, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2016.

Related posts

Batayporã tem novo sistema de CEP por logradouro

Anaurelino Ramos

MP pede condenação de Juliano Ferro em R$ 307 mil por autopromoção pessoal

Anaurelino Ramos

Capela ecumênica começa a ser construída no Cemitério Municipal

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário