Vale do Ivinhema Agora
Política Região

TRE nega recurso de prefeito e município de MS pode ter novas eleições

por: midiamax
Prefeito Vanderlei diz que aguarda para recorrer ao TSE (Reprodução: Chico Ribeiro/MS)

O município de Japorã, a 408 km de Campo Grande, pode passar por novas eleições suplementares depois de o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ter negado um recurso do prefeito Vanderlei Bispo (PTB) que pedia a anulação de uma sentença que cassou seu mandato.

A sentença, da 33ª Zona Eleitoral, foi expedida em setembro do ano passado. Vanderlei e o vice, Gil Perin (PSDB), foram cassados por abuso de poder econômico e político, praticado durante as últimas eleições municipais.

As acusações são de que existiria um esquema que teria desviado R$ 40 mil de recursos da Assistência Social do município para serem usados em campanha. As denúncias tiveram como base uma gravação, feita pela ex-secretária de Assistência Social da cidade.

Vanderlei e Gil entraram com recurso contra a sentença, alegando que as gravações teriam sido feitas sem autorização da Justiça. A juíza relatora do pedido, Raquel Domingues do Amaral, julgou o recurso improcedente, convocando a realização de eleições suplementares em Japorã.

O resultado do julgamento do recurso foi publicado no Diário Oficial do TRE desta quarta-feira (1). A decisão da juíza foi seguida de forma unânime pelos demais membros da Corte durante sessão ordinária na última segunda-feira (30).

Recurso ao TSE

O prefeito Vanderlei Bispo relatou nesta quarta-feira que segue trabalhando no município e que não foi notificado ainda da decisão judicial, mas que tomou conhecimento da questão e que irá entrar com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Decisão judicial a gente respeita mas a gente contesta”, disse Vanderlei. O prefeito afirma que “trata-se de um caso de provas ilícitas e descabidas”, e que teve escutas implantadas em seu gabinete por um pré-candidato adversário, que teria confessado o ilícito.

“Lamentavelmente a juíza relatora só ouviu as falhas que eu fiz, e não ouviu o relato do cidadão confessando a ilicitude das provas”, alegou o chefe do município. Ele diz aguardar a publicação do acórdão para pedir efeito suspensivo da sentença ao TSE.

Related posts

Perto de prazo acabar, MS tem mais de 61 mil motoristas que ainda não realizaram exame toxicológico

Anaurelino Ramos

Medidas de combate à dengue e melhoria na saúde em Nova Casa Verde são reforçadas em indicações

Anaurelino Ramos

Com três frentes de serviços simultâneas, recuperação asfáltica avança em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário