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UEMS de Nova Andradina realiza o Programa Residência Pedagógica

O I Seminário do Programa Residência Pedagógica: ensino, teoria e prática docente organizado pelo Curso de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Nova Andradina, foi realizado no dia 12 de dezembro. O evento promoveu a integração de participantes, discentes e docentes, do Programa Institucional de Residência Pedagógica de Matemática da UEMS/Nova Andradina e do Programa de Residência Pedagógica do curso de História do campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Seminário foi coordenado pelo Professor Dr. Sonner Arfux de Figueiredo e contou com a participação do Professor Dr. Fábio da Silva Sousa, coordenador do subprojeto de Residência Pedagógica em História. O professor Fábio compartilhou durante a palestra dele as ações e vivências, reforçando quão importante se faz a relação teoria e prática para o ensino.

Durante o seminário, também houve exposição de banners e dos resultados de trabalhos apresentados pelos acadêmicos residentes das duas Instituições de Ensino Superior (UFMS e UEMS), decorrentes das ações do Programa Residência Pedagógica.

A programação contou com a palestra “Os desafios e perspectivas do Programa Residência Pedagógica na formação inicial” proferida pelo Professor Dr. Clemilton Pereira dos Santos, coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica da UEMS; e mesa redonda com participação de professores, denominados preceptores, docentes orientadores e residentes reforçando o êxito da aproximação escola/universidade para o ensino.

Para o professor Clemilton, palestrante no seminário, o evento foi um exemplo do empenho dos docentes orientadores, residentes e preceptores. “ Mais uma oportunidade para visualizar o protagonismo juvenil de nossos acadêmicos e dos alunos da educação básica. Propicia a partilha de experiências, dinamiza a interação com a comunidade, reforçando a importância de ações de pesquisa integradas ao ensino e à extensão, bem como sela parcerias e reforçar o quão profícuo é a integração escola/universidade para a formação continuada da comunidade estudantil. ”, finaliza.

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