Aplicativo de jogos de ciências e matemática desenvolvido por alunos de MS está em fase final — Foto: Internet/Reprodução
Game of students é gratuito e está sendo desenvolvido por estudantes do IFMS, já em fase de finalização e promete ser uma “experiência divertida”.
Por Graziela Rezende, G1 MS
As primeiras reuniões começaram no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e deixaram os 4 alunos empolgados. A ideia era trocar de lado e “enxergar”, na prática, o desenvolvimento de um aplicativo com jogos de ciências e matemática, tanto do ensino fundamental quanto o médio. De 2019 para cá, a pandemia teve início e o Game of Students continuou com reuniões online, sendo que já está em fase de finalização e promete ser uma experiência divertida entre os estudantes.
Conectados a situações reais, o professor de informática Fábio Duarte de Oliveira, que leciona no campus de Nova Andradina, a 297 km de Campo Grande, disse que a ideia partiu dos próprios alunos, que participaram do desafio proposto por uma fabricante de eletrônicos.
“Os alunos já participaram de outras maratonas da Samsung até o final e agora o objetivo deste aplicativo é que o estudante escolha as atividades e assim vai conectando os desafios um ao outro. São situações reais, com questões do dia-a-dia e que fazem o alunos enxergar toda a prática de ensinar. Ele para um pouco de pensar como aluno e passa a interagir como professor, envolvendo os amigos também nas atividades e na tecnologia”, ressaltou o professor.
Fase final do aplicativo
Segundo Oliveira, as atividades tiveram início no dia 23 de setembro e se estendem até este mês de junho, já na fase final. “Antes as reuniões eram presenciais e agora eles se reúnem a cada semana, fazendo chamadas de vídeo por conta da pandemia. Estou muito contente, o resultado é acima do esperado e é muito bom ver o engajamento e a participação. Aprendi muito com eles neste período”, comentou.
Um dos alunos participantes é Carlos Henrique da Costa Silva, de 20 anos, que atualmente cursa análise e desenvolvimento de sistemas no IFMS. Ele também comenta o aprendizado e a “oportunidade única” de adquirir conhecimento.
“É com certeza uma oportunidade única, em que você consegue aplicar na prática o conhecimento, algo que não conseguimos fazer em muitas ocasiões, por exemplo. Nós testamos, fazemos experiências e os alunos terão acesso a multiplataforma nos sistemas Android e IOS, o que facilita muito. A pessoa somente acessará o endereço no site, depois fará o cadastro e já pode acessar”, explicou.
De acordo com Carlos, a prática dos exercícios é segmentada por turmas e representa uma sala de aula. “O aluno é desafiado a resolver os problemas de ciências e matemática, no qual ele propõe soluções e assim consegue avançar para os próximos desafios. Inclusive, quando estávamos testando, a gente conseguiu aplicar testes como uma atividade da sala de aula para os alunos. E posso dizer que é muito gratificante passar por todas essas etapas”, argumentou.
A gerente de Cidadania Corporativa da Samsung, Isabel Costa, fala que 314 equipes de todo o país se inscreveram, entre elas a do Mato Grosso do Sul. “É um processo de aprendizagem que se inicia com uma agenda de atividades com mentores e parceiros, como a Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância]. Agora, é a etapa de avaliação dos protótipos disponíveis e a finalidade principal é promover a inovação e dar soluções tecnológicas”, argumentou.
Ainda conforme Isabel, os jogos são “muito diferenciados e gratuitos”, necessitando apenas de ajustes para serem apresentados. “Os alunos também passaram a conhecer a Política Nacional de Educação e usarem as temáticas dentro do aplicativo, tendo um grande aprendizado. Todos eles também demonstraram um vontade muito grande em empreender, em continuar com o desenvolvimento do aplicativo. É um estímulo e se torna um diferencial destes jovens, engajados em construir e desenvolver um produto”, finalizou.