Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Alunos do IFMS/Nova Andradina ‘enxergam’ prática de ensinar desenvolvendo aplicativo

Por Graziela Rezende, G1 MS

As primeiras reuniões começaram no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e deixaram os 4 alunos empolgados. A ideia era trocar de lado e “enxergar”, na prática, o desenvolvimento de um aplicativo com jogos de ciências e matemática, tanto do ensino fundamental quanto o médio. De 2019 para cá, a pandemia teve início e o Game of Students continuou com reuniões online, sendo que já está em fase de finalização e promete ser uma experiência divertida entre os estudantes.

Conectados a situações reais, o professor de informática Fábio Duarte de Oliveira, que leciona no campus de Nova Andradina, a 297 km de Campo Grande, disse que a ideia partiu dos próprios alunos, que participaram do desafio proposto por uma fabricante de eletrônicos.

“Os alunos já participaram de outras maratonas da Samsung até o final e agora o objetivo deste aplicativo é que o estudante escolha as atividades e assim vai conectando os desafios um ao outro. São situações reais, com questões do dia-a-dia e que fazem o alunos enxergar toda a prática de ensinar. Ele para um pouco de pensar como aluno e passa a interagir como professor, envolvendo os amigos também nas atividades e na tecnologia”, ressaltou o professor.

Fase final do aplicativo

Segundo Oliveira, as atividades tiveram início no dia 23 de setembro e se estendem até este mês de junho, já na fase final. “Antes as reuniões eram presenciais e agora eles se reúnem a cada semana, fazendo chamadas de vídeo por conta da pandemia. Estou muito contente, o resultado é acima do esperado e é muito bom ver o engajamento e a participação. Aprendi muito com eles neste período”, comentou.

Um dos alunos participantes é Carlos Henrique da Costa Silva, de 20 anos, que atualmente cursa análise e desenvolvimento de sistemas no IFMS. Ele também comenta o aprendizado e a “oportunidade única” de adquirir conhecimento.

Alunos e professor durante reunião online para desenvolver aplicativo em MS — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Alunos e professor durante reunião online para desenvolver aplicativo em MS — Foto: Redes Sociais/Reprodução

 

“É com certeza uma oportunidade única, em que você consegue aplicar na prática o conhecimento, algo que não conseguimos fazer em muitas ocasiões, por exemplo. Nós testamos, fazemos experiências e os alunos terão acesso a multiplataforma nos sistemas Android e IOS, o que facilita muito. A pessoa somente acessará o endereço no site, depois fará o cadastro e já pode acessar”, explicou.

De acordo com Carlos, a prática dos exercícios é segmentada por turmas e representa uma sala de aula. “O aluno é desafiado a resolver os problemas de ciências e matemática, no qual ele propõe soluções e assim consegue avançar para os próximos desafios. Inclusive, quando estávamos testando, a gente conseguiu aplicar testes como uma atividade da sala de aula para os alunos. E posso dizer que é muito gratificante passar por todas essas etapas”, argumentou.

A gerente de Cidadania Corporativa da Samsung, Isabel Costa, fala que 314 equipes de todo o país se inscreveram, entre elas a do Mato Grosso do Sul. “É um processo de aprendizagem que se inicia com uma agenda de atividades com mentores e parceiros, como a Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância]. Agora, é a etapa de avaliação dos protótipos disponíveis e a finalidade principal é promover a inovação e dar soluções tecnológicas”, argumentou.

Ainda conforme Isabel, os jogos são “muito diferenciados e gratuitos”, necessitando apenas de ajustes para serem apresentados. “Os alunos também passaram a conhecer a Política Nacional de Educação e usarem as temáticas dentro do aplicativo, tendo um grande aprendizado. Todos eles também demonstraram um vontade muito grande em empreender, em continuar com o desenvolvimento do aplicativo. É um estímulo e se torna um diferencial destes jovens, engajados em construir e desenvolver um produto”, finalizou.

Related posts

Batayporã tem avanço expressivo na avaliação do SAEMS

Anaurelino Ramos

PRF apreende 109 Kg de cocaína em Miranda (MS)

Anaurelino Ramos

Vereador Márcio Alves pede abertura de estrada rural em Ivinhema

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário