Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Projeto pioneiro na região ensina robótica para alunos das escolas municipais de Nova Andradina

João Cláudio

Os interessados em participar do projeto deverão fazer sua inscrição no NTM, no período de 21 a 24 de agosto

Cogecom,

Foi realizado nesta manhã (21), o lançamento do Clube de Robótica, um projeto pioneiro na região do Vale do Ivinhema que torna o uso da robótica e da tecnologia um aprendizado divertido e um diferencial para a geração do século 21, que precisa ir além do mero uso das tecnologias prontas.

Através dessa iniciativa inovadora do governo de Nova Andradina, alunos do 8° e 9°anos de duas escolas municipais vão aprender a montar e programar robôs e mecanismos eletrônicos a partir do dia 10 de setembro.

A solenidade de lançamento oficial do programa aconteceu no auditório do Paço Municipal com a presença do prefeito Gilberto Garcia, o secretário titular da pasta da educação, Fábio Zanata, a coordenadora de tecnologias educacionais, Kelle Ester Da Silva Souza, secretários municipais, diretores de diversas escolas municipais, alunos da Escola Efantina de Quadros e João de Lima Paes e representantes da Funael e Agehnova.

Cb image default
João Cláudio

De acordo com Fábio Zanata, o projeto ainda está sendo implantado em caráter experimental e poderá ser expandido de acordo com a demanda e o interesse dos estudantes.

“Dizem que robótica e tecnologia são coisas do futuro, mas nas escolas municipais isso é já coisa do presente. Este projeto só existe em Ponta Porã, no estado. Na nossa região, somos pioneiros. A Prefeitura investe em inovação tecnológica porque a robótica está inserida no contexto de outras disciplinas com a matemática, física, computação, raciocínio lógico, ou seja, possibilita a interdisciplinaridade”, destacou, agradecendo o prefeito Gilberto Garcia pela coragem de pôr em prática essa proposta de ensino tão atual.

Cb image default
João Cláudio

Como representante do poder legislativo, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia afirmou que vê o interesse dos jovens pela tecnologia no seu cotidiano, quando utilizam o celular, tablets e outros equipamentos eletrônicos, de maneira tão natural, sem qualquer dificuldade. “Nossas crianças parecem nascer com um chip na cabeça, tem facilidade para lidar com as inovações. Vemos nos olhos deles o interesse pela tecnologia. Este projeto vem incentivar e preparar ainda mais nossos alunos para a realidade onde a robótica está cada vez mais presente”, comentou a edil.

Cb image default
João Cláudio

Gilberto Garcia espera que a robótica faça sucesso nas escolas para que, em breve, a Cidade Sorriso conquiste prêmios em olimpíadas e competições dessa grandeza. “A tecnologia está presente em várias disciplinas nas escolas municipais. Oferecemos o ensino da matemática através da plataforma Academy Khan, inglês on line. Agora, a robótica. Enfim, é necessário um conjunto de saberes, pois os alunos precisam da base para estarem preparados para a vida”, avalia o prefeito.

Ao final dos discursos, o estagiário da UEMS, Jhonatan de Paula Candão, fez a apresentação de 3 protótipos de robôs – robô giro, selecionador de cores e braço robótico – construídos e programados a partir das peças que integram os 8 kits de robótica educacional adquiridos pelo governo municipal.

Inscrições

A iniciativa é coordenada Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).

Os interessados em participar do projeto deverão fazer sua inscrição no NTM, no período de 21 a 24 de agosto, ou até preenchimento das 36 vagas disponíveis.

Documentos necessários para a inscrição: Cópia de certidão de nascimento e declaração de matricula na Rede Municipal de Ensino.

As aulas terão início no dia 10 de setembro.

Related posts

PRF realiza Operação Proclamação da República 2024 no MS

Anaurelino Ramos

Estudantes que recebem “pé de meia” salta de 26 mil para 43,7 em MS

Anaurelino Ramos

Frente fria avança e MS tem 9ºC no extremo sul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário