Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Médico Sem Fronteiras é novo parceiro no combate da Ccovid-19 em aldeias de MS

Terceira maior população indígena do país está em risco enquanto pandemia avança

Por: Correio do Estado

Com o avanço da pandemia, as populações indígenas do Mato Grosso do Sul se tornam alvos fáceis para o novo coronavírus. A vulnerabilidade também está ligada à dificuldade de alocação de recursos humanos para tratamento nas aldeias.

O Governo do estado revelou com exclusividade para o Correio do Estado que nas próximas semanas a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) deve assumir as medidas para contenção da covid-19 nas aldeias.

Em resposta a esta reportagem, a assessoria da MSF confirmou estar em tratativas com as autoridades do estado e que “o início efetivo do trabalho e as definições concretas quanto ao tamanho da equipe ainda dependem de alguns fatores e autorizações”.

O secretário revelou que, para resolver o problema de falta de profissionais da saúde, a parceira com a MSF deve ser nas medidas de preservação e tratamento dos povos indígenas.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) até quinta-feira, 13, às 11h10 da manhã eram 24 561 indígenas infectados pela covid-19, 667 mortos e 146 povos indígenas diferentes contagiados em todo o Brasil.

Na lives de divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o secretário, Geraldo Resende, fala com preocupação da situação indígena há pelo menos um mês.

“Desde o final de fevereiro, criamos um amplo plano de intervenção nas aldeias do estado juntamente à Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena]. Porque sabíamos que lá estão as populações mais vulneráveis”, recorda ele.

Geraldo comenta que ações como essa envolvem colaboração. “Os municípios têm ajudando bastante. A Sesai, no entanto, sofre por problemas de recursos humanos e afastamento de diretores e funcionários por problemas de saúde”.

Segundo Geraldo Resende o estado deve receber na próxima semana cerca de 6 toneladas de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), para atender a medidas de combate à Covid-19 e as demandas de uma doença que se expande com muita força em MS.

Related posts

Perto de prazo acabar, MS tem mais de 61 mil motoristas que ainda não realizaram exame toxicológico

Anaurelino Ramos

Com três frentes de serviços simultâneas, recuperação asfáltica avança em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Foco na segurança e acessibilidade: Câmara adverte sobre necessidade de intervenções nas ruas e áreas públicas

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário