Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo autuou por exploração de madeira de vegetação protegida para plantio de pastagem
Durante fiscalização ambiental em uma fazenda no município de Japorã, Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo autuaram ontem (22) à tarde, um proprietário rural por crime ambiental de desmatamento sem autorização ambiental.
O autuado realizou o desmate de uma área nativa de 4.400 metros quadrados com uso de máquinas, na área de Mata Atlântica, bioma protegido pela Lei Federal 11.428/2006, sem autorização do órgão ambiental. A madeira proveniente da supressão ilegal já havia sido explorada pelo infrator. A área já estava gradeada para o plantio de pastagem. As atividades foram interditadas.
O infrator (24), residente em Tacuru, foi autuado administrativamente e multado em R$ 7.000,00. O proprietário rural também responderá por crime ambiental. A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser vegetação protegida. Ele foi notificado a apresentar plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.