Vale do Ivinhema Agora
Cultura Polícia

Bombeiros controlam incêndio no Museu Nacional após mais de 7 horas de trabalho

O palacete imperial não tinha sistema de prevenção de incêndio

O incêndio que atingiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, foi enfim controlado pelos bombeiros às 3 horas da madrugada desta segunda-feira (3). Quase 80 homens do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para combater o fogo no local, que começou por volta das 19h30 do domingo (2).

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o fogo começou quando o Museu já havia encerrado os horários de visitação e não há informações sobre vítimas. O comandante-geral dos Bombeiros do Rio informou ao jornal que o combate do fogo foi prejudicado pela falta de água nos hidrantes próximos aos edifícios. A alternativa foi apelar para caminhões-pipa e até para a água de um lago próximo.

O reitor da universidade que gere o Museu, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), falou com a Folha e criticou a forma de atuação do Corpo de Bombeiros. “É óbvio que a forma de combate não guardou proporção com o tamanho do incêndio. Percebemos claramente que faltou logística e capacidade de Infraestrutura do Corpo de Bombeiros que desse conta de um acontecimento tão devastador como foi esse”, disse o reitor Roberto Leher.

O palacete imperial não tinha sistema de prevenção de incêndio, que seria instalado com verba de contrato de R$ 21 milhões para restauração assinado com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em junho, quando o Museu comemorou 200 anos.

Related posts

PRF encerra Operação Dia do Trabalho 2025 no MS

Anaurelino Ramos

Polícia diz ter impedido ataque com explosivos no show de Lady Gaga

Anaurelino Ramos

Empresa que fraudou licitação entregava alimentos podres para merenda de crianças em MS

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário