Vale do Ivinhema Agora
Campo Eventos

Seminário aborda sobre viabilização da energia solar dentro da agricultura familiar

Uma agricultura familiar em Mato Grosso do Sul com energia solar à disposição é possível. A prova disso está no município de Ivinhema onde se encontra o primeiro sítio com esse tipo de tecnologia sustentável. Pensando em incentivar novos imóveis rurais  a fazerem adesão desse sistema para baratear os custos de produção de alimentos é que o governo do Estado, mediante a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), participou de uma reunião que visa fomentar a adesão de energia fotovoltaica dentro das comunidades agrícolas pelos 79 municípios.

A primeira reunião foi promovida na sexta-feira (11), das 8h às 16h30, no município de Naviraí, com o objetivo de informar sobre o assunto e esclarecer eventuais dúvidas dos agricultores familiares. 

“O primeiro sítio a fazer uso desse tipo de tecnologia está na cidade de Ivinhema. O projeto contou com esforço dos nossos técnicos da Agraer de Ivinhema. Nosso intuito é com o apoio da Semagro e da Sead conseguir replicar essa boa prática. Dentro do Pronaf existe uma linha de financiamento chamada Pronaf Eco que viabiliza a adesão sem onerar a renda familiar”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.

Durante o seminário foi enaltecido o trabalho em conjunto, agricultores familiares e entidades públicas, desde a concepção dos projetos até a sua implantação, impedindo que as famílias agrícolas apenas contraiam apenas uma dívida perante as instituições financeiras e que possam produzir com eficiência.

Pesquisas sobre energias renováveis e suas potencialidades na agricultura familiar (Embrapa), experiências de sucesso e potencialidades no Mato Grosso do Sul (Agraer), Primeiro Sistema Fotovoltaico na Agricultura Familiar (Sead); Biodigestores na Agricultura Familiar, Experiências em projeto de assentamento (Absolar); energia solar fotovoltaica para produtores rurais e linhas de crédito para a produção de energia renovável na agricultura familiar foram alguns dos temas abordados junto ao público.

O seminário contou com a participação do delegado da Sead/MS, Daniel Mamédio, a delegada adjunta Adriana Mansano, a coordenadora da Agraer regional de Naviraí, Alessandra Afonseca, o presidente da Apoms, Olácio Komori, superintendente de Pesca César Moura, e a agricultora familiar a fazer adesão de energia solar no MS, Maria Salete Boemer. Além de representantes da Embrapa, Banco do Brasil, Cresol e servidores da Agraer.

Texto: Aline Lira/ Foto: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer

Related posts

Para proteger parque e propriedades no Pantanal, Governo de MS realiza ação inédita de queima prescrita

Anaurelino Ramos

Às vésperas de “churrasco em Paris”, ação na Justiça expõe gado clandestino em MS

Anaurelino Ramos

Batayporã adquire mais 250 toneladas para o Programa Municipal de Distribuição de Calcário

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário