Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Feiras orgânicas estimulam o consumo saudável e valorizam a agricultura familiar

A cada dia os alimentos orgânicos ganham espaço no prato dos brasileiros pelas vantagens na saúde que eles proporcionam, por serem cultivados à base de práticas ecológicas, sem o uso de agrotóxicos.

Mas o que muita gente não se atenta é que comprar das feirinhas orgânicas, diretamente do agricultor, também está incentivando a rede de produção e o consumo sustentável, ou seja, a agricultura familiar.

Pensando nisso a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) fez uma lista com 11 feiras orgânicas para quem deseja conhecer esses espaços em Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, 15 famílias agrícolas cultivam alimentos e comercializam nas seis feiras pela cidade que acontecem em horários e dias alternados, mais especificamente nas quartas-feiras, sábados e domingos. Das 15 famílias, nove são feirantes.

Comprar das feirinhas orgânicas, diretamente do agricultor, é um incentivo à rede de produção e ao consumo sustentável.

Quem toma por hábito frequentar uma feira desse tipo não está levando apenas saúde para casa, mas também estimula a economia regional. Daí a relevância de prestigiar feiras.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) – a plataforma não está totalmente atualizada – há 855 iniciativas, ou seja, feiras com produtos orgânicos no País. São Paulo é o estado com maior número de feiras, 190 no total. Já Mato Grosso do Sul possui 11 feiras de orgânicos, isso sem contabilizar as feiras tradicionais, em cidades como Bonito e Nioaque, em que há agricultores com práticas agroecológicas junto aos demais feirantes.

Aline Lira – A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)

Fotos: Neia Maceno

Related posts

Água jorra há cinco dias em rua de Nova Andradina sem que concessionária tome providências

Anaurelino Ramos

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Nova Andradina recebe van adaptada para o Projeto Conviver

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário