Vale do Ivinhema Agora
Campo Economia Região

Vazio sanitário da soja termina e abre janela para plantio da safra 2018/19

Terminou sábado (15.9), o período de vazio sanitário em Mato Grosso do Sul. Há 12 anos o prazo é cumprido pelos agricultores do Estado por medida de defesa sanitária e fiscalizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Até o momento foram lavrados 35 autos de infração, sendo 20 por falta de cadastro e 15 por deixar de destruir plantas voluntárias de soja. As equipes fiscalizaram 931 mil hectares e 3.124 produtores rurais, mas os números devem aumentar nos próximos dias, visto que ainda há fiscais estaduais agropecuários em campo.

Todos os produtores que cultivam soja devem fazer o cadastro obrigatório até o dia 10 de janeiro de 2019, sendo que quem perder o prazo estará sujeito a multa de 100 Uferms. A Iagro orienta que cumprir o calendário do plantio reduz o uso de fungicidas e a resistência do fungo, por isso a janela de plantio da soja vai de 16 de setembro até 31 de dezembro de 2018.

Para sanar quaisquer dúvidas e prestar mais esclarecimentos a Iagro coloca à disposição do produtor o telefone: 0800 647 2788. Foto: Aprosoja

O período de plantio está previsto na Lei Estadual nº 5.025/2017 e quem descumprir com ele poderá receber multa de 200 Uferms e demais graduações previstas na legislação. Além disso, a mesma lei proíbe o cultivo de soja sobre soja, soja safrinha ou soja de segunda safra no Estado.

Para sanar quaisquer dúvidas e prestar mais esclarecimentos a Agência coloca à disposição do produtor o telefone: 0800 647 2788.

Plantio

Mato Grosso do Sul sedia nesta segunda-feira (17.9), a abertura oficial do Plantio de Soja da Safra 2018/2019, que faz parte do projeto Soja Brasil. A solenidade será realizada na Fazenda Jaraguá, município de Terenos, e contará com palestras em volta do tema “Cenário político e os grandes desafios da safra 2018/2019”.

A iniciativa é do Soja Brasil e encabeçada pela Associação do Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). No dia será divulgada a expectativa de área plantada e produção para a safra 2018/2019.

Priscilla Peres – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Related posts

Água jorra há cinco dias em rua de Nova Andradina sem que concessionária tome providências

Anaurelino Ramos

Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke tem reforço na segurança pessoal

Anaurelino Ramos

Nova Andradina recebe van adaptada para o Projeto Conviver

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário