Neste sábado, 03 de julho, comemoram-se o Dia Internacional das Cooperativas e o Dia de São Tomé (Apóstolo).
Alerta
Esse sábado 03 de Julho é dia de Dia de Combate à Discriminação Racial.
70 Anos
Uma das mais importantes leis brasileiras que completa 70 anos.
Afonso Arino
A data foi instituída em razão da Lei Afonso Arinos, a primeira criada no Brasil contra o preconceito racial.
Jurista
O professor do curso de Direito da Uniderp, Rene Mohr, esclarece os principais pontos sobre o assunto.
Crime
“É considerada discriminação racial, qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da cor, raça, ascendência, origem nacional ou étnica. A lei assegura a proteção do princípio da dignidade da pessoa humana”, esclarece o jurista. (Jornalzinho do Brugão do Bata I e II)
Penalidades
Nas duas categorias de crime, há incidência de responsabilidade penal… A injúria racial estabelece pena de reclusão de um a três anos e multa…
O crime de racismo é inafiançável e não prescreve.
Este último é considerado mais amplo, pois atinge uma raça ou uma coletividade. A maior pena para quem cometer racismo é de cinco anos de reclusão e aplicação de multa.
Racismo bem próximo de nós
Essa semana ainda obtive um documento com fortes indícios que, um cidadão, cometeu crime de racismo durante a campanha do ano passado, mas como tal, continua o fazendo.
Panfleto anônimo
E por sua vez, recai sobre ele, ser idealizador e autor de um panfleto online Intitulado “Bugrão do Bata”, duas edições com conteúdo criminoso de racismo abrangendo ainda outros crimes.
Alto escalão
E pasmem leitores, ele passou quase duas décadas em um emprego no poder público e com o privilégio de ser indicado em alto escalão.
Rastro
O acusado deixou vários rastros que a gente vai chegar a ele. Fazendo apologia do racismo por meio de aplicativo de celular. Inclusive repassando o panfleto, jornalizinho online para as autoridades do município. Essa autoridade repassou a seu assessor, qual repasso para esse colunista.
.Dirigente ?
Ele ainda passou quase duas décadas, presidindo uma associação de classe sem ao menos pertencer a ela. Atuar na atividade, pois era funcionário publico.
Preside
E ainda se intitula presidente de uma outra entidade, qual usa apenas para se beneficiar.
Partido
O racista também respondeu pela presidência de várias legendas partidária em Batayporã.
Sem providência
Como todo Brasileiro, na época dos ataques, salvei os documentos e acabei deixando de lado, não levando em frente.
Responsabilidade
Mas já que o acusado passava seus dias, recebendo do povo de Batayporã e cometendo crime de racismo, inclusive fazendo e fez apologia de dentro do espaço publico, chegou a hora de responder pelas suas atitudes.
Vou alertar
Iriei levar ao conhecimento das autoridades, a sua real face. E pedir que impeça que uma pessoa preconceituosa e racista continue dirigindo entidades, inclusive com considerável estrutura.
Eu ainda volto a esse assunto, por conta que o autor possa continuar a disseminar a sua ideologia, inclusive já fez outra vitima qual inclusive levou a público. Fuuuuuuuuuuuuuuuuui…
Anaurelino Ramos