Vale do Ivinhema Agora
Educação Região

Batayporã volta às aulas remotamente e planeja retorno presencial gradativo em agosto

Estudantes da pré-escola I até o quinto ano serão os primeiros a retornar. Foto: Freepik

Número de alunos por sala vai acompanhar as determinações do Mapa Prosseguir; permanência na escola será de apenas duas horas

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Batayporã

Nesta terça-feira (20), a Rede Municipal de Ensino de Batayporã retomou as aulas após recesso letivo. As atividades seguem no formato remoto até o próximo dia 1º de agosto. A partir do dia 2, as aulas voltam com atendimento presencial gradativo por meio de escala entre os estudantes. Toda a dinâmica e o cronograma serão comunicados previamente às famílias dos alunos.

Inicialmente, os estudantes da pré-escola I até o quinto ano irão retornar. O número de alunos por sala vai acompanhar as determinações do Mapa Prosseguir, e a permanência na escola será de apenas duas horas. A intenção é aumentar gradualmente o período em atividades presenciais.

“Nós iremos começar com essa adaptação. A ênfase será o acolhimento e a situação socioemocional do aluno”, explicou a secretaria municipal de Educação, Fernanda Scarlat. Famílias que optarem por não enviar os estudantes deverão comparecer à secretaria escolar para assinar termo de responsabilidade.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS) elencou critérios para cada grau de risco do Prosseguir. Na classificação cinza (grau extremo), apenas 30% da capacidade da sala de aula pode ser ocupada, o que equivale a uma média de nove alunos.

Para classificação vermelha (grau extremo), o percentual é de 50%, cerca de 15 estudantes. Para laranja (grau médio), são 70% da capacidade – 21 alunos. Na bandeira amarela (grau tolerável), são 90% dos estudantes em sala – média de 27 alunos e, finalmente, na bandeira verde (grau baixo), é permitida 100% da presença.

Conforme acrescentou Fernanda, os trabalhos estão sendo planejados com base nas orientações do Estado, mas não deixam de considerar a realidade local. “Estamos verificando o que é melhor para todos. Nossa situação epidemiológica tem melhorado a cada dia e queremos proporcionar segurança aos estudantes, professores e técnicos. Vale lembrar que nada será imposto, porém, se trata de um processo que necessitamos realizar com propriedade e dedicação”, finalizou a gestora.

Related posts

Acadêmicos e Professores da UFMS/CPNA visitam a Energética Santa Helena em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Governo proíbe ligações de robôs em ações de telemarketing em Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

Campanha Maio Amarelo em Nova Andradina promove segurança no trânsito

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário