Vale do Ivinhema Agora
Educação Polícia Região

Segurança Pública retoma rondas escolares nesta segunda-feira

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

 

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2021/08/escola-segura-730x425.jpg

As rondas ostensivas e preventivas do Programa Escola Segura, Família Forte, nas escolas estaduais e municipais de Campo Grande, serão nesta segunda-feira (16). Conforme o coordenador do Programa, professor Valson Campos dos Anjos, o objetivo é garantir segurança para estudantes, professores e pais, tanto nos estabelecimentos de ensino como nos arredores. As rondas escolares contarão com 5 viaturas e efetivo de mais de 20 policiais militares.

“Desde a implantação do Programa, os índices de violência nas escolas e entorno diminuíram consideravelmente e a satisfação é notada pela comunidade escolar, daí a necessidade de retomarmos o programa juntamente com a volta às aulas”, disse o coordenador do Escola Segura, Família Forte. Durante o anúncio do retorno das rondas escolares, feito em reunião por videoconferência na semana passada, o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Ary Carlos Barbosa, destacou a importância do Programa para a prevenção de conflitos e delitos. “A presença da ronda escolar vai trazer mais tranquilidade para professores, alunos e, claro, para a família como um todo”, destacou.

Participaram reunião o professor Alfredo Anastácio Neto, coordenador de Políticas para o Ensino Fundamental, da Secretaria Estadual de Educação, e a professora Mônica Cristina Silvano, da superintendência de Gestão e Normas de Secretaria Municipal de Educação.

Sobre o Programa

Lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul em 04 de outubro de 2017 o Programa Escola Segura, Família Forte, desenvolvido por meio da Sejusp, é referência internacional por ter sido eleito em uma convocatória do Banco de Desenvolvimento da Corporação Andina de Fomento (CAF). Essa instituição financeira tem como objetivo medir o impacto do Programa em termos de redução da criminalidade e melhoria dos indicadores escolares (avaliações institucionais como: Prova Brasil, SAEMS e outros).

Atendendo uma das principais reivindicações da comunidade escolar em relação à segurança pública nas escolas e entorno, o Programa teve início em Campo Grande e, posteriormente foi levado para outros municípios de Mato Grosso do Sul, por meio de parcerias com as prefeituras locais.

A eficácia do Programa é demonstrada pelos relatos de gestores, professores e toda comunidade escolar, sobre o quanto o estreitamento dos laços com a segurança, vem contribuindo para a melhoria na interlocução com a comunidade escolar e vizinhança. Atualmente o Programa Escola Segura, Família forte é desenvolvido em um total de 155 escolas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul.

Joelma Belchior, Sejusp

Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo

Related posts

Mulher é executada dentro de casa após invasão por janela da cozinha

Anaurelino Ramos

PRF apreende mais de 10 mil de maços de Campo Grande

Anaurelino Ramos

Regiane Camargo pede redutor de velocidade no bairro Vila Nova, em Novo Horizonte do Sul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário