De acordo com o dono, propriedade estava arrendada; cerca de 640 animais – contando com os que morreram, viviam no local
Um fazendeiro do município de Cassilândia – distante 418 quilômetros da Capital – foi autuado e multado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em R$ 320 mil, após denúncias de abandono de gado. Diversos animais foram encontrados desnutridos, sem alimentação, enquanto nove morreram devido aos maus-tratos.
Sem pastagem, ou qualquer tipo de alimento, e com sede, todos os animais estavam extremamente debilitados, sem condições até mesmo de se aproximarem do local com água, para a dessedentação.
A fazenda, de 300 hectares, era arrendada pelo proprietário, morador da cidade de Jales, no interior de São Paulo. De acordo com policiais ambientais, a pastagem estava totalmente degradada, em grande parte apresentando somente a terra nua, sem gramínea, de forma que o gado não conseguia mais retirar alimento.
Foram encontrados 100 coxos plásticos espalhados na propriedade, porém, todos sem alimentos. Marcas em árvores da fazenda indicam que os animais haviam retirado a casca, possivelmente na tentativa de se alimentar. No depósito, apenas 25 sacas de ração estavam em estoque.
Após ser localizado, o proprietário do gado afirmou que haviam cerca de 640 animais, no local, incluindo os que morreram. O fazendeiro responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.