Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Novos equipamentos otimizam atendimento nas unidades de saúde e Centro de Especialidades Odontológicas

Raio X

Investimento faz parte de um trabalho de fortalecimento da atenção básica realmente resolutiva e acolhedora

 

Glaucia Piovesan / Cogecom,

 

 

Nesse mês de Outubro foram instalados nos Consultórios Odontológicos das Unidades de Estratégia de Saúde da Família(ESFs) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) novos equipamentos e aparelhos que irão otimizar o atendimento aos usuários.

Dentre os investimentos feitos pelo governo municipal de Nova Andradina estão a aquisição de 13 aparelhos de ultrassom e jato de bicarbonato, utilizados para a realização de procedimentos de profilaxia em odontologia, na remoção de tártaro e cálculo dental, na limpeza e controle da placa bacteriana, colaborando no combate das doenças periodontais e cáries.

Também foram adquiridas e entregues 30 canetas de alta rotação (conhecido como motorzinho), utilizados para remoção de tecido cariado e preparos cavitários pelas equipes de Saúde Bucal das ESFs e CEO, como parte do processo de reorganização do serviço odontológico frente à pandemia de Covid-19.

Seguindo as recomendações e protocolos de biossegurança do Ministério da Saúde e Anvisa, onde a esterilização das peças de mão odontológicas (canetas de alta rotação) devem ser feitas após cada uso, pois esses instrumentos ficam em íntimo contato com a cavidade bucal, e assim tem um largo contato com bactérias, vírus e outros microrganismos patogênicos.

Cb image default
Canetas de alta rotação

“Com o aumento das esterilizações, estudos apontam que as canetas tem sua vida útil diminuída. Assim a Secretaria Municipal de Saúde tem se organizado para adquirir e equipar seus consultórios odontológicos, de maneira a ofertar um atendimento a toda população, seguindo as recomendações e padrões de biossegurança exigidos”, explica Melissa de Oliveira Araujo, responsável pelo setor de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.

Cb image default
ultrassom e jato de bicarbonato

Além desses investimentos, foram adquiridos 2 Aparelhos de Raio X Odontológicos, entregues para a Esf São Vicente e Esf Vila Beatriz, que ainda não possuíam esse aparelho cuja finalidade é a realização de exame complementar de imagem, auxiliando os profissionais no diagnóstico e escolha do tratamento adequado.

Novos aparelhos odontológicos devem chegar nos próximos dias. “Este investimento faz parte de um trabalho de fortalecimento da atenção básica realmente resolutiva e acolhedora, pois a determinação do prefeito Gilberto Garcia é para modernizar a estrutura das unidades de saúde e propiciar um atendimento de excelência à população”, finaliza o secretário de saúde, Sérgio Maximiano.

Related posts

Candidata aprovada em seletivo de Glória de Dourados recorre ao MP após ser impedida de assumir vaga

Anaurelino Ramos

Nota Oficial da Prefeitura de Jateí (MS)

Anaurelino Ramos

Câmara celebra legado da comunidade japonesa em noite de homenagens e reconhecimento

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário