Vale do Ivinhema Agora
Campo Economia

Em protesto, produtores de Nova Casa Verde fazem bloqueio e despejam leite na estrada

Leite derramado na manhã desta segunda-feira, 15, na Linha Perora, no Assentamento Casa Verde, em protesto pela baixa no preço do leite em plena crise (Foto: Divulgação) 

 

Revoltados com o tratamento que vem tendo por parte dos laticínios, que baixaram o preço do leite, e ameaçam cortar ainda mais, produtores de leite do Distrito de Nova Casa Verde e região, no município de Nova Andradina (MS), bloquearam na manhã desta segunda-feira (15), os caminhões que fazem a captação do leite na área rural.

Na linha Peroba, por exemplo, dentro do Assentamento Casa verde, um caminhão que faz o transporte de leite para o Laticínio Vale do Pardo foi parado. Ele foi alertado que a região estava em protesto e não poderia continuar pegando leite.

Em seguida, o movimento grevista retiraram galões de leite do compartimento de carga e em protesto, derramaram na estrada.

Não existem informações disponíveis se o motorista do caminhão continuou a confrontar o movimento dos produtores ou se cessou a captação de leite.

Clima tenso

O clima é tenso na região, principalmente depois da fala do Secretario de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Nova Andradina (MS), Hernandes Ortiz, ocorrido no sábado, em assembleia da categoria.

O discurso do Secretário Hernandes não agradou os produtores. Eles queriam o apoio do Secretário e do Pode Executivo, para que os mesmos interviessem junto às indústrias na busca de uma solução para impasse.

Cooperativa

A reivindicação dos produtores não foi atendida pelo Secretário. Além de responder pela Secretária, Hernandes Ortiz também preside por aproximadamente  10 anos ou mais a Cooperativa Coopavil, com sede em Nova Andradina.

A Coopavil é uma das principais empresas que atua na compra e venda de leite in natura, o leite cru. Portanto não tem interesse em fazer com que o preço volta a ter um reajuste a altura do que é reivindicado pelo movimento,. algo em torno de R$ 2,25.

É um mau negócio para a empresa. Hernandes disse na assembleia dos produtores que teve que tirar dinheiro do mercado que a cooperativa mantém, para repor nas negociações de compra e venda de leite.

E por outro lado, disse que defende os seus produtores, ou seja os produtores da cooperativa. “Estou aqui para defender meus produtores”, disse ele em áudio que já está em poder do site.

Sendo assim, o seu papel de Secretário, que teria de ser o de ouvir e encaminhar ações para todos os produtores do município ficou prejudicado. (Vale do Ivinhema Agora)

 

Related posts

Exportações de carne bovina brasileira batem recorde em 2024 com alta de 22,6% na receita

Anaurelino Ramos

4ª menor do país: taxa de desocupação em MS cai para 3,4% no trimestre de julho a setembro

Anaurelino Ramos

Nova Andradina abre Processo Seletivo para técnicos do Programa Bolsa Família

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário