Vale do Ivinhema Agora
Região

Assentado é autuado em R$ 200 mil por manter gado em área de reserva legal

PMA de Batayporã flagrou 100 bovinos em limite de proteção coletiva de assentamento degradando nascentes e córrego

Policiais Militares Ambientais de Batayporã receberam denúncias, na tarde de domingo (2), relatando que no assentamento Estrela do Sul, localizado no município de Angélica, um dos assentados estava criando vários animais bovinos, dentro da área protegida de Reserva Legal coletiva do assentamento (protegida por lei), separada e cercada pelo Instituto Nacional para Reforma Agrária (INCRA), para ser recuperada à vegetação, obrigatória por lei.

Uma equipe foi ao local e percebeu que infrator abriu a cerca que protegia a reserva e colocou 100 bovinos dentro da área para forrageamento e dessedentação, o que estava causando degradação da área protegida, inclusive, de um manancial, devido ao pisoteio dos animais.

Além das nascentes do curso d’água que estavam sendo degradadas, o próprio córrego estava sendo assoreado. O assentado rural foi notificado a retirar os animais da área protegida imediatamente e a consertar a cerca.

Mananciais degradados pelo gado.

Foram a afetados 38 hectares de áreas protegidas por lei. O infrator (30), residente em Angélica, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 200.000,00.

Ele também responderá por crime de degradação de área protegida de reserva legal e pela degradação dos mananciais, que são áreas de preservação permanente (APP) protegidas por lei. A pena é de um a três anos de detenção.

Related posts

Prefeitura de Batayporã empossa 53 servidores aprovados em concurso público

Anaurelino Ramos

Defesa Civil Nacional alerta população para chegada do ciclone bomba

Anaurelino Ramos

Batayporã abre Agosto Lilás com evento sobre direitos das mulheres e fortalecimento da rede de proteção

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário