Evento reúne trabalhos científicos desenvolvidos no Vale do Ivinhema, com visitas abertas à comunidade
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta terça-feira, 2, a edição 2018 da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova). O evento reúne trabalhos científicos produzidos por estudantes da região e faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, realizada em dez municípios simultaneamente.
A abertura da Feira ocorre às 14 horas, no Tatersal de Leilões de Nova Andradina (prolongamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, próximo à saída para Campo Grande). A visitação à Fecinova é aberta a todos os interessados. Na quarta-feira, 3, as atividades prosseguem o dia todo no mesmo local.
A edição de 2018 da Fecinova marca recordes no número de trabalhos aprovados e de municípios participantes.
“Serão expostos 87 trabalhos, sendo 31 do ensino fundamental e 56 de ensino médio e técnico integrado, maior número da história da feira. Este ano também teremos projetos de cinco municípios, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, além de Nova Andradina”, ressaltou o docente de Química do Campus Nova Andradina, Ricardo Camamit, coordenador do evento.
Durante a Feira, os trabalhos serão analisados por comissões avaliadoras compostas por professores e pesquisadores de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos.
O encerramento da Fecinova ocorrerá na sexta-feira, 5, a partir das 8 horas, com a cerimônia de premiação, na Câmara Municipal. Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhor pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.
Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação, que deve ser retirado no Campus Nova Andradina.
Ciência e Tecnologia – Além da Fecinova, as atividades da Semana em Nova Andradina incluem ainda palestras e minicursos voltados a diversas áreas. As atividades ocorrerão nos campi do IFMS e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O tema do evento esse ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estipulados pelas Nações Unidas. Mais informações sobre a Semana e a programação completa estão disponíveis na página www.ifms.edu.br/semanact.
Foto: Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova) é realizada anualmente no município