Disputam cargo para federal, dois candidatos nessa faixa etária. Agnes Viana (PSOL) é estudante de Pedagogia e tem 20 anos. Apesar de muito jovem, a política entrou na vida de Agnes há 4 anos, ainda quando era estudante do Ensino Médio.“Faço parte de militância dos direitos humanos desde 16 anos, comecei no movimento estudantil secundarista. Sempre participei do coletivo da juventude”, listou.
A jovem se filiou ao PSOL em 2017 e decidiu se candidatar, por considerar que o espaço político não é pensado para os jovens. “Nosso Congresso é antigo, formado por homens brancos. Eles não representam a juventude. Adotei algumas práticas como fazer campanha pela rede social, a galera que eu quero atingir é dessa juventude, usando espaço virtual para diálogo”, declarou.
O Estado tem nove candidatos jovens para deputado estadual. Um deles é Neldo Peters, também de 20 anos. Apesar da pouca idade, o candidato é corretor de imóveis e empresário. Esta não é a primeira eleição que vai disputar. “Fui candidato a vereador quando tinha 18 anos. A política entrou na minha vida quando tinha 16. Fui líder de colegiado estudantil e participei de um projeto da Assembleia Legislativa, o deputado estudante, por um ano. Fui diplomado pelo TRE e fazia projetos com parlamentares padrinhos. Criei paixão pela política”, explicou.
Ele se filiou ao MDB a convite do partido, para representar a juventude. “Quando me apresento à população como candidato, as pessoas admiram em razão da minha pouca idade. Os eleitores querem gente nova, ficha limpa, com pró-atividade”, avaliou.
Natália Quintana tem 24 anos e é candidata a deputada estadual pelo PP. Ela também já disputou eleição, aos 18 anos. “Odiava política. Com 15 anos, entrei para o parlamento jovem da Assembleia Legislativa, após ser eleita na escola. Tive a oportunidade de aprender”.