Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Abertura do Outubro Rosa Nova Andradina 2018 foi de arrepiar e carregada de emoção

João Cláudio

 

O Movimento é realizado há 7 anos no município, através de uma parceria entre Semcias, Secretaria de Saúde, Universidade Brasil/ FENA e Hospital do Amor

Cogecom,

 

Apresentações musicais com o Coral É Tempo de Ser Feliz, do Conviver, depoimentos com pacientes que passaram por tratamento de câncer, vídeo sobre o trabalho de prevenção de câncer de mama realizado pelo Hospital do Amor, apresentação do projeto Pedagogia da Esperança e para completar uma brilhante palestra com o médico Naildo Alonso Fautino, especialista em mastologia.

A abertura da 7ª edição do Outubro Rosa foi de arrepiar e carregada de emoção. Realizada nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer – agora conhecido como Hospital do Amor – Unidade Nova Andradina, a cerimônia contou com a presença de representantes de todos envolvidos neste movimento social.

Cb image default
João Cláudio

São parceiros nesta iniciativa, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio das Secretarias de Saúde, Cidadania e Assistência Social / Políticas Públicas da Mulher e Cam (Centro de Atendimento à Mulher), Universidade Brasil/ FENA e Hospital do Amor, sendo que nesta solenidade foram representados respectivamente pelas seguintes autoridades: Simone Marega (gerente de atenção em saúde), Julliana Ortega (secretária da Semcias), Henrique Barros (diretor da Uniesp) e Nadir Capuci (Hospital).

Cb image default
João Cláudio

A secretária Julliana, em seu discurso, reforçou a importância da campanha e agradeceu a todos os profissionais e entidades que levantam a bandeira da luta contra o câncer pelo auxílio ao município, destacando que suas colaborações só trazem benefícios à sociedade.

Em nome da saúde municipal, Simone Marega, afirmou que, este ano, houve uma maior integração entre o município e o Hospital para fortalecer as ações de saúde e bem-estar deste público alvo. “Entendemos que essa união de forças é fundamental para que o atendimento possa fluir e a mulher tenha um cuidado especial. Esta luta é nossa!”, reiterou, ressaltando que todas as unidades de saúde estarão com agendamento de exames preventivos no horário noturno, entre outras atividades.

Magaly Sampaio Coelho, coordenadora do curso de pedagogia da Uniesp, agradeceu e parabenizou todos os envolvidos nas ações que acontecerão durante todo o mês de outubro no município. E, encerrando suas palavras, citou a frase ganhadora do concurso no ano de 2016 e que está presente em todo o material de divulgação da campanha deste ano: “Mulher se toca, seu toque vale uma vida”.

Representando o Hospital do Amor, Nadir Capuci, que aniversariou nesta data e recebeu os parabéns da plateia, fez questão agradecer a toda população de Nova Andradina pelo apoio incondicional ao trabalho realizado na unidade. “Este trabalho não é nosso, não é da família Capuci como muitos se referem. É de todos vocês, que trabalham em prol do Hospital de Câncer. A nós cabe dizer o que sentimos – gratidão – é isso que temos por todos vocês”, disse emocionada.

O evento foi encerrado com a palestra “Outubro Rosa da Mulher e prevenção do câncer de mama, ministrada por Naildo Alonso Fautino, médico formado pela UFMS, residência em ginecologia e obstetrícia pela Fundação Osvaldo Cruz, especialista em mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

O evento também reuniu acadêmicos do curso de pedagogia, integrantes da AVCC – Associação de Voluntários de Combate ao Câncer Anjos sem Asas, membros do Projeto Conviver, além de autoridades municipais ligadas ao poder legislativo, os vereadores Amarelinho e Joana Darc Bono Garcia, Rotary Clube Nova Andradina Centenário, Luciana Nogueira Leal, Coordenação Regional de Educação, Angela Nantes Flores, Coordenação do Curso de Pedagogia, Magaly Sampaio Coelho, comandante do 3° SGPM, Major Pablo Diego, comandante do 8° BPM, Tenente Dominoni, delegada da DAM, Daniela de Oliveira Nunes e a presidente do Conselho da Mulher, Fabiana Barbosa dos Santos.

Cb image default
João Cláudio

Flores no Obelisco

Fazendo parte da campanha Outubro Rosa, na manhã desta quinta-feira (4), no Obelisco situado na área central da cidade, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Horto Florestal realizaram uma atividade sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama.

No local, as crianças deixaram flores de material reciclado confeccionadas por elas mesmas, num ato simbólico para marcar o início das ações alusivas ao tema em Nova Andradina.

Related posts

Dr. Leandro disse que lixo dos containers já foram recolhidos

Anaurelino Ramos

Sem coleta, containers de lixo estão abarrotados em Nova Andradina

Anaurelino Ramos

Comércio de Nova Andradina registra grande movimentação nesta véspera de Páscoa

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário