Alerta informa como identificar estabelecimentos adequados, e autorizados pela Anvisa que vende esses produtos.
Para o consumidor evitar a compra do produto falso, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS) divulgou um alerta informando como conferir através do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se há regularização das farmácias e do autoteste comprado.
Conforme orientação da CRF/MS, ao adquirir o autoteste, a pessoa deve tirar todas as dúvidas sobre como realizar o exame com o farmacêutico, para evitar qualquer erro na data da realização do exame, quando for aplicar o teste de maneira independente.
“O auto-teste deve ser utilizado pelo consumidor de maneira responsável, o profissional farmacêutico que vai orienta-lo principalmente sobre como coletar o material e executar o teste, a coleta deve ser feita entre 3 a 5 dias após observar o tempo de exposição a um caso positivo ou o tempo dos sinais de sintomas do Covid.” explica o Presidente da CRF/MS, Flávio Shinzato.
De acordo com a Anvisa, para evitar que o consumidor compre um produto falso, é necessário conferir se o autoteste está registrado pela Anvisa para uso, o consumidor pode consultar uma lista de produtos que tem essa aprovação através do link.
Também é possível identificar se a farmácia que está vendendo o autoteste, está licenciada pelo órgão de vigilância sanitária local para comércio de artigos médicos e ortopédicos. Consultando no site da Anvisa a autorização da empresa.
Se caso o resultado do teste for positivo, a CRF informa que o aplicante deve refazer o exame em um laboratório de análises clínicas ou farmácia com aplicação do teste feita por um farmacêutico, para comprovação do resultado.
Caso você identifique uma possível irregularidade no comércio de autotestes, entre em contato com o CRF/MS, o Conselho fará o encaminhamento da denúncia as entidades responsáveis.
E-mail: ouvidoria@crfms.org.br
(67) 3325-8068 ou Cel/WhatsApp: (67) 99985-0185