Vale do Ivinhema Agora
Região

Animais domésticos em situação de maus tratos ou abandono terão novo espaço no CCZ de Nova Andradina

Prefeitura está ampliando as dependências do Centro de Controle de Zoonoses para modernizar e melhorar a estrutura de atendimento aos animais

 

Cogecom,

 

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a estrutura das dependências do Centro de Controle de Zoonoses para modernizar e melhorar a estrutura de atendimento médico-veterinário aos animais resgatados em situação de maus tratos ou acidentes.

No local, está em andamento a reforma do prédio do canil existente, construção de um novo canil com 7 baias (para cães em atendimento clínico), construção de calçada entre os prédios, até melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral e adequação de uma sala para cirurgias.

O novo espaço irá possibilitar a atuação de profissionais especializados em cirurgia em animais, permitindo o retorno das castrações e outros procedimentos, de modo a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Cb image default
Divulgação

“É mais uma ação do governo municipal, dentro do conceito de Saúde Única (animal, humana e do meio ambiente). Maus-tratos de animais domésticos consta como crime no Código Penal e esse espaço irá reabilitar os animais para que sejam adotados e tenham uma vida digna”, disse o secretário Sérgio Maximiano.

Além do investimento na melhoria da estrutura física predial do CCZ, o governo municipal também fez a aquisição de 1.000 microchips, que serão implantados na pele de cães e gatos para fins de identificação. A proposta é colocar o dispositivo em todos os animais que passarem pelo canil municipal. O chip conterá dados sobre o pet, como nome do proprietário, endereço e telefone.

”Essas informações, além de auxiliarem no censo demográfico de cada espécie, podem auxiliar a localizar proprietários ou responsáveis por cães e gatos perdidos ou roubados. A medida visa ainda coibir o abandono e auxiliar naquelas situações em que, por qualquer razão, o animal doméstico se encontra perdido”, completa o secretário.

Cb image default
Divulgação

Estrutura atual do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses abriga cães que foram abandonados ou sofreram maus tratos. Há muitos cães adultos prontos para serem adotados. Cachorros que se adaptam de forma tranquila a um novo lar.

São cerca de 35 animais adultos e 20 filhotes, dentre eles há casos especiais, de cães que precisam de atenção e cuidados específicos, como casos de alergias dermatológicas e de animais vítimas de atropelamento.

Related posts

Conselho Tutelar recebe materiais de uso permanente com arrecadação obtida com a realização da 35ª Festa do Peão

Anaurelino Ramos

Prestação de contas da 35ª Festa do Peão de Taquarussu

Anaurelino Ramos

Perigo: animais soltos às margens da MS-134 preocupam motoristas em Batayporã

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário