Vale do Ivinhema Agora
Economia Política Região

Lei institui Semana Municipal do Primeiro Emprego em Nova Andradina

por: Assessoria

Com a aprovação do Projeto de Lei n°. 013/2022, Nova Andradina passará a contar com a Semana Municipal do Primeiro Emprego, a ser realizada anualmente a partir do dia 24 de abril. A medida de autoria da vereadora Gabriela Delgado (PSB) segue para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia (PL).

A parlamentar argumentou que “apesar da vasta legislação constitucional, infraconstitucional e internacional sobre o dever do Ente Público em garantir o treinamento para o trabalho e a capacitação profissional ao adolescente e ao jovem, nosso Município ainda não conta com nenhuma política pública com foco na capacitação e orientação do jovem trabalhador recém-chegado ao mercado de trabalho”.

“Em virtude disso, a Semana Municipal do Primeiro Emprego busca criar uma política pública municipal de grande impacto para o primeiro emprego dos nossos jovens munícipes, em consonância com o que estabelece a Constituição Federal”, justificou a vereadora.

De acordo com a autora do projeto, a Semana deverá contar com palestras, cursos e orientações aos jovens, noções de empreendedorismo, testes vocacionais, elaboração de currículo, bem como informações sobre como solicitar carteira de trabalho.

O dia 24 de abril foi escolhido em alusão ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, definida pela Organização Internacional do Trabalho, para destacar a importância de novos profissionais no mercado de trabalho do mundo todo.

“A data foi instituída para incentivar a contratação de profissionais sem maior experiência, destacando para os empregadores que os jovens profissionais podem acrescentar muito ao mercado de trabalho. Com suas novas ideias, os jovens podem contribuir para a evolução das empresas, servindo também para a descoberta de novos talentos”, acrescentou Gabriela.

Foto: Leonardo Kissy/Agência 7ª Arte

Related posts

Ex-deputada estadual, Grazielle Machado morre aos 45 anos na Capital

Anaurelino Ramos

Com atuação de frente fria, Defesa Civil alerta população para queda de temperatura em MS

Anaurelino Ramos

Riedel decreta três dias pelo falecimento do ex-governador Marcelo Miranda

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário