Vale do Ivinhema Agora
Região Saúde

Em quatro meses, desempenho na atenção primária à Saúde de Batayporã salta 18,74% no Previne Brasil

Acompanhamento de gestantes por meio do pré-natal é um dos sete indicadores considerados para composição da nota ISF. Foto: Maicon Araújo.

Município alcançou nota 7.16 no Indicador Sintético Final (ISF) do programa de financiamento do Sistema Único de Saúde; nota releva sete indicadores

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Batayporã

Atualizada recentemente pelo Sistema de informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), a nota de Batayporã no Previne Brasil, que é o modelo de financiamento utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), saltou de 6.03 para 7.16 no último quadrimestre, um aumento de 18,74%. A média corresponde ao Indicador Sintético Final (ISF) do programa e influencia na destinação de recursos para o município.

O ISF considera sete indicadores: 1. proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; 2. proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3. proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; 4. proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; 5. proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite inativada; 6. proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e 7. proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Além do Pagamento por Desempenho, o Previne Brasil também releva os fatores Incentivo com base em Critério Populacional, Captação Ponderada, este com vistas à situação social da população atendida pela rede de saúde, e Incentivo para Ações Estratégicas. Conforme descreve o Ministério da Saúde, a proposta do programa tem como foco “aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem”.

Para a secretária municipal de Saúde de Batayporã, Letícia Sanches, o salto no desempenho se deve às ações ministradas pelas equipes e à adequação da gestão informacional por meio do E-Sus, responsável por reestruturar as informações da Atenção Primária à Saúde em nível nacional. “Por muito tempo, todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, que, aliás, é muito engajado, não era devidamente registrado devido às falhas em sistemas secundários. Nós nos dedicamos em corrigir essas lacunas e agora vemos a recompensa por cada ação desenvolvida em nossa Rede Municipal de Saúde”, analisou a gestora.

Related posts

Depois de denúncia, DNIT manda tampar buraco sobre ponte do Rio Ivinhema

Anaurelino Ramos

Governo proíbe ligações de robôs em ações de telemarketing em Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

Campanha Maio Amarelo em Nova Andradina promove segurança no trânsito

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário