Vale do Ivinhema Agora
Polícia Política

Formatura do Proerd em Batayporã destaca participação das famílias e premia redações de estudantes

Instrutora Marcia Breguedo e estudantes agitaram a Câmara com a Canção do Proerd, clássico do programa desde a década de 90. Foto: Jeferson Souza.

Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã

Mais cinco turmas do quinto ano do Ensino Fundamental concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Batayporã. Na última sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secel) realizou a solenidade de formatura com as turmas das escolas Anízio Teixeira da Silva, Braz Sinigáglia e Jan Antonin Bata.

Na ocasião, ainda foram premiadas as três melhores redações produzidas pelos estudantes com um relato geral sobre o aprendizado adquirido ao longo do programa, que tem por diretriz o combate às drogas e ao bullying. A solenidade lotou a Câmara Municipal com a presença da comunidade escolar e familiares dos alunos.

Os gestores enfatizaram a adesão das famílias à iniciativa. A titular da Secel, Fernanda Scarlat, agradeceu a presença dos pais dos estudantes e o engajamento da equipe de trabalho. “É muito importante termos esse envolvimento com as famílias presentes. Parabenizo a todos que se esforçaram para estarem aqui prestigiando seus filhos e também à equipe que trabalhou para promover esse evento tão lindo”, pontuou Fernanda.

Cb image default

Formandos receberam certificado de conclusão e declararam compromisso pessoal no combate às drogas e ao bullying. Foto: Jeferson Souza.

O prefeito Germino Roz ratificou a mensagem da secretária. “Estamos formando valores, princípios que serão base para uma vida toda. Precisamos unir esforços contra as drogas, pois elas deixam um rastro de destruição e não trazem benefício algum”, complementou o chefe do Executivo.

O representante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Nova Andradina, major Teodoro Caramalac Neto, o comandante da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos de Campo Grande, Thony Audry Lima Zerloti, o comandante do 4º Pelotão de PM de Batayporã, Jaferson Belardo, o delegado de Polícia Civil, Caio Bazoti, o vice-prefeito Cacildo Paião e o presidente da Câmara, João Paulo Souza, também acompanharam a formatura e destacaram a atuação da instrutora do Proerd, cabo Marcia Breguedo.

Apresentações culturais

As crianças realizaram apresentações especiais. A Escola Estadual Jan Antonin Bata levou ao plenário a interpretação da canção ‘A Paz’, adaptação do grupo Roupa Nova para a música Heal the world, de Michael Jackson. A Escola Anízio Teixeira trouxe a conhecida canção Chalana, de Mario Zan e Arlindo Pinto, na voz de Sérgio Reis, com coreografia acrescida por um figurino que remete à fauna pantaneira. Já os estudantes da Escola Braz Sinigáglia encenaram mensagem de combate às drogas a partir da canção Droga Mata, com a cantora Cláudia Leitte.

Cb image default

Autores destaque receberam medalhas de honra ao mérito. Foto: Jeferson Souza.

Medalhas

O reconhecimento pelo empenho na produção textual foi marcado pela entrega de medalhas de honra ao mérito. Foram premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, os seguintes autores:

Escola Anízio Teixeira da Silva:

5º ano A

Maria Vitória de Souza, Gerson Murilo Araújo Fernandes e Luan Eduardo Prieto Antunes.

5º ano B

Renata Ramos de Souza, Gabriel Arcanjo Nascimento, Dulce Maria Fernandes.

5º ano C

Gabriely Ramo Zeferino, Mirella Alves Pereira, Vitória Belmonte Paes.

Escola Estadual Braz Sinigáglia:

Gustavo Henrique de Souza Vidoto, Julia Ferreira Silva, Kailany Borges Claro Albarado.

Escola Estadual Jan Antonin Bata:

Maria Valentina Madarin, Ketelyn Cristina Almeida dos Santos e Kauã Amaro de Oliveira.

Ensinando a dizer não

Para encerrar a formatura, os estudantes e a instrutora do Proerd cantaram e dançaram a clássica Canção do Proerd. Com tom lúdico, a trilha chama a atenção para o fator autonomia na decisão de resistir às drogas. A canção embala o programa desde sua implementação no Brasil, em 1992, no Rio de Janeiro, e foi composta pelo sargento Cláudio Coutinho dos Santos.

Cb image default

Related posts

PRF apreende 500 mil maços de cigarros em Campo Grande (MS)

Anaurelino Ramos

PF investiga falsos enfermeiros que atuam em 2 cidades de MS

Anaurelino Ramos

Câmara cobra soluções e Sanesul assume compromissos em audiência sobre saneamento

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário