Procuradoria da Mulher também destacou tramitação de projeto que visa a distribuição do material higiênico e parabenizou Rede de Enfrentamento pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Andradina marcou o encerramento da campanha “Absorventes para todas” com palestras e a distribuição do material higiênico em escolas e unidades de saúde.
A procuradora, vereadora Gabriela Delgado (PSB), destacou a adesão de instituições e de parceiros que contribuíram para a arrecadação dos absorventes, a exemplo da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Nova Andradina.
“Também tivemos o apoio do mandato do deputado estadual Paulo Corrêa e do deputado federal Beto Pereira”, complementou a parlamentar, uma das idealizadoras da ação ao lado das vereadoras Márcia Lobo (MDB) e Cida do Zé Bugre (PL).
As parlamentares, inclusive, são autoras do Projeto de Lei n°. 07/2022, que dispõe sobre a disponibilização, pelo poder público municipal, de absorventes em escolas municipais e unidades de saúde.
Os vereadores Josenildo Ceará (PT), Fábio Zanata (MDB) e Wilson Almeida (PSDB) também assinam a proposta que segue em tramitação na Câmara Municipal de Nova Andradina.
Programação
Além da distribuição dos absorventes arrecadados na campanha, a programação contou com palestras alusivas à dignidade menstrual, como forma de conscientizar e minimizar a problematização sobre a pobreza menstrual.
De acordo com a Procuradoria da Mulher, a atividade – desenvolvida em diferentes escolas do município – também teve como intuito desmistificar tabus e enfatizar sobre a garantia do direito à dignidade menstrual.
Entre as unidades que receberam as palestras ministradas pela Procuradoria está a Escola Municipal Delmiro Salvione Bonin, Escola Municipal Luís Cláudio Josué e Escola Municipal Machado de Assis.
Já os absorventes arrecadados na campanha foram entregues em duas fases: às escolas e ao secretário de Saúde, Luiz Eduardo de Paula Gonçalves, e à coordenadora de Atenção Primária, Simone Marega, para distribuição em unidades de saúde.
“É importante frisar ainda o trabalho feito pela Rede de Enfrentamento nesse período, com a campanha 16 Dias de Ativismo, a partir das palestras ministradas pela gestora de atividades educacionais Arlethe Paola Barbosa de Matos”, concluíram as vereadoras.
Foto: Procuradoria da Mulher