Vale do Ivinhema Agora
Campo Região

Em parceria com a Prefeitura, projeto ambiental leva estudantes ao Parque Várzeas do Rio Ivinhema

Pontos límpidos e preservados do Rio Ivinhema são um dos destaques do passeio ecológico. Foto: Douglas Leite.
Assessoria de Imprensa, Prefeitura de Batayporã

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio noturno da Escola Estadual Jan Antonin Bata, de Batayporã, visitaram em Jateí, na última semana, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. A excursão técnica integra projeto de educação ambiental desenvolvido pela acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Andressa Ruy, e contou com parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (Sodeta).

Intitulado ‘Educação Ambiental na Escola: prática de observação de aves como estímulo para a observação ambiental’, o projeto também contou com palestras e outras atividades. De acordo com a graduanda, a iniciativa teve colaboração da professora Elaine Vresk Vidoto, que disponibilizou aulas para a ação, e da Prefeitura. O assessor do departamento de Meio Ambiente da Sodeta, Douglas Leite, acompanhou a visita e fez contribuições. A Administração ainda cedeu ônibus e lanche para a agenda.

Cb image default

Grupo registrou trilha no parque. Foto: Douglas Leite.

Acompanhada do guarda-parque Dione Sales, responsável por guiar a excursão, a acadêmica orientou o registro de diversas espécies de pássaros. “Foram muitas espécies registradas. Conseguimos demonstrar na prática como a diversidade está ligada ao fator preservação ambiental. Inclusive, tivemos aves que não encontramos em outros ambientes, a exemplo da área urbana, porque o ecossistema propício para a espécie foi modificado”, relatou a pesquisadora.

O Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema abrange os municípios de Jateí, Taquarussu e Naviraí. Em Batayporã, a escola Jan Antonin Bata foi a primeira a visitar a unidade, que dispõe de atividades como visitação de trilhas, safáris fotográficos, passeio de barco e outras embarcações, observação de aves e mamíferos.

Related posts

Justiça exige ações contra poluição do ar em MS

Anaurelino Ramos

Boletim Epidemiológico: MS registra 16.012 casos confirmados de dengue

Anaurelino Ramos

Polícia recupera 126 cabeças de gado furtadas e remarcadas avaliadas em R$ 400 mil

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário