Vale do Ivinhema Agora
Educação

Evento na UFSCar aborda a reabilitação de pacientes 

Atividade é aberta a estudantes e profissionais da Saúde e enfocará portadores de incapacidade neuropsicomotora

 

No dia 9 de novembro, a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove a mesa-redonda “O cuidar em reabilitação à pessoa ao longo da vida”. O principal objetivo é contextualizar e compreender a relevância do cuidado em saúde no processo de reabilitação de pessoas com incapacidades neuropsicomotoras ao longo do ciclo de vida. A atividade é gratuita e aberta a estudantes de graduação e pós-graduação e a profissionais da Saúde.
O evento é coordenado por Laís Fumincelli, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, responsável pelo projeto de extensão “Reabilitação neuropsicomotora: estratégias interdisciplinares para autonomia e autocuidado ao londo do ciclo da vida”, que está em desenvolvimento na USE. A docente explica que a reabilitação neuropsicomotora proporciona um conjunto de estratégias de ampla abrangência que auxiliam os indivíduos (acometidos por traumas, doenças crônicas e/ou comorbidades incapacitantes) a manterem uma interação com o seu contexto sociocultural e com o ambiente em que estão inseridos. “Por meio da promoção do autocuidado e da autonomia, as pessoas alcançam mais oportunidades e acessibilidade, ao mesmo tempo que se garante a dignidade, a qualidade de vida e os direitos humanos”, afirma Fumincelli.
Ela acredita que a mesa-redonda pode trazer contribuições para a capacitação dos profissionais e para os alunos em formação. “Vivenciar essa experiência interdisciplinar possibilitará aos estudantes desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que qualificarão sua formação, permitindo uma maior permeabilidade e abertura para correlação com disciplinas da graduação, viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”, afirma a docente.
O encontro terá como convidadas Carla Sola, enfermeira da USE, e Caroline Padovan e Cintia Biaziolo, enfermeiras do Centro de Reabilitação Lucy Montoro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP-USP). A atividade tem início às 9 horas, no auditório da USE, que fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico (encurtador.com.br/clvR9). O evento tem duração prevista de duas horas e todos os participantes receberão certificado.

Related posts

Ato simbólico marca campanha “Faça Bonito” em Batayporã

Anaurelino Ramos

Funcionária de escola estadual de MS tem perna quebrada por aluno ao ser empurrada de escada 

Anaurelino Ramos

UFGD oferece 600 vagas para qualificação de professores nos municípios de Itaporã e Fátima do Sul

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário