Implantação deste processo começou gradualmente em 2015
A partir de hoje, 1, todos os serviços da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) passam a ser 100% digital, ou seja, o acesso para contadores e empresários será somente online.
A implantação do processo de inovação e modernização das atividades vinha acontecendo gradualmente desde 2015.
O diretor-presidente da Jucems, Augusto César de Castro, explica: “Há quatro anos trabalhamos efetivamente para chegar nessa data, dando um passo por vez e nos preocupando diariamente com todas as partes envolvidas nesse processo, principalmente contadores e empresários”.
Simplificação dos processos
Lançada em fevereiro de 2018, a Jucems Digital funcionou durante oito meses em paralelo aos processos físicos, como fase de adaptação. Foram realizadas várias reuniões em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRCMS) e o Sebrae/MS, nos principais municípios do Estado para capacitar os contadores a atuar no novo formato. Vídeos e manuais também foram disponibilizados no site da Junta Comercial.
Serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamento de outros documentos de interesse do empresário, além de emissão de certidões podem ser feitos a qualquer horário do dia. Para os atos levados a registro, os assinantes deverão utilizar os certificados digitais do tipo “e-cpf A3” e transmitir para a Jucems, conforme determina a legislação aplicável ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.
“Totalmente digital e seguro. Isso garante segurança jurídica e tranquilidade aos empresários, que vão encontrar no site da Jucems tutoriais para auxiliar na hora de utilizar o sistema. A expectativa é de que o pedido possa ser inserido no sistema digital e em até 48 horas a Junta fará a análise e dará um posicionamento à demanda”, explicou o diretor-presidente da Jucems.