Vale do Ivinhema Agora
Saúde

Novo Horizonte do Sul: Posto de Saúde atende população com mais de 300 itens de medicamentos

Gerente de Saúde de Novo Horizonte do Sul diz na Câmara, que passa de 300, o número de itens de medicamentos para atender a população (Foto: Vale do Ivinhema Agora) 

 

O gerente de saúde da Prefeitura de Novo Horizonte do Sul (MS), Adnei Alves, fez uso da tribuna na Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (6).

O gerente teria sido convocado pela vereadora Regiane Camargo de Souza (PSDB), depois que alguns vereadores da casa, questionaram a ausência de itens de medicamentos no posto de saúde.

Adnei Alves começou discorrendo sobre a ausência destes itens de medicamentos que andaram faltando, ponderando que, a falta foi ocasionada por atrasos nas entregas junto as distribuidoras.

Assegurou que a sua assessoria teve que fazer algumas notificações junto a empresas vencedoras de licitações. Pois as compras foram feitas ainda no mês de dezembro. E eles não estavam entregando a totalidade dos itens.

As distribuidoras justificaram a ausência, afirmando que faltaram insumos na indústria. E por isso quase todo o setor ficou prejudicado.

Concluindo, Adnei disse que muitos medicamentos já chegaram e estão na farmácia municipal. Outros estão a caminho.

Ainda sobre medicamentos

Questionado pelo vereador José Fernandes, O Zezinho (PTB), sobre o número de itens mínimo de medicamentos no estoque da farmácia básica, Adnei disse ser obrigatório ter 128 itens na prateleira.

Mas na administração atual, segundo o gerente, por determinação do Prefeito Aldenir Barbosa do Nascimento (PSDB), passa de 300 o numero de itens a disposição da população no posto de saúde de Novo Horizonte do Sul.

Senar

Terminado os questionamentos dos vereadores, o gerente de saúde anunciou a novidade da sua pasta. Que é o Senar.

É um projeto focado na saúde do homem e da mulher. O projeto iniciou nesta terça-feira (7), na área de odontologia. Com limpeza de dentes e restaurações.

Quatro especialistas vão trabalhar neste projeto. Utilizando inclusive raios-X.

No sábado, dia 11

50 consultas dermatológica no sábado. 50 consulta com o médico urologista e a mesma quantia para o oftalmologista.

Convênios

O gerente também comentou sobre os convênios que a gerencia de saúde mantem com o hospital da SIAS, em Fátima do Sul (MS) e com o Hospital Regional, em Nova Andradina, também no Mato Grosso do Sul.

O Hospital de Fátima do Sul atende 9 especialidades. Inclusive já foram feitas várias cirurgia de cataratas, dentre outras.

Valores

Até mesmo os valores pagos nestas parcerias o gerente atualizou os vereadores.

Para o Hospital SIAS, a Prefeitura faz um repasse mensal de poucos mais de R$ 12 mil.

Com relação ao Hospital Regional de Nova Andradina, o repasse do município de Novo Horizonte do Sul a quantia é de R$ 10 mil.

Já o hospital de Novo Horizonte do Sul é na ordem R$ 170 mil.

Respondendo os vereadores

Depois da rápida explanação, o gerente responde questionamento dos vereadores José Fernandes de Souza, o Zezinho (PTB).

Regiane Camargo de Souza (PSDB), Paulo Roberto Silveira, o Paulinho (PSDB) e Roberson Miotti, o Robinho (PSL).  (Vale do Ivinhema Agora)

 

 

Related posts

Ministério da Saúde vai testar canetas emagrecedoras com foco na incorporação ao SUS

Anaurelino Ramos

LIRAa de maio orienta ações de prevenção às arboviroses em Mato Grosso do Sul

Anaurelino Ramos

Vigilância Sanitária realiza incineração inédita de medicamentos irregulares

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário