A capacitação foi realizada por meio de parceria entre a direção do presídio, o 8º Batalhão da Polícia Militar e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Ao todo, três servidores da área de Segurança e Custódia foram capacitados.
Com carga horária de 50 horas, o curso foi realizado em setembro e teve como objetivo capacitar os agentes para a primeira intervenção em situação de crise urbana ou rural, utilizando técnicas policiais empenhadas no serviço cotidiano.
Dentre as disciplinas estão Doutrina de Gerenciamento de Crises, Técnicas e Táticas Policiais, Primeira Intervenção em Ocorrências de Crise, Abordagem Policial, Primeira Intervenção em Ocorrência de Bombas e Explosivos, Primeira Intervenção em Ocorrências em Ambiente Hostil (Rural), Armamento, Munição e Tiro Policial.
Conforme o diretor da unidade, Edir Rubens Queiroz Campos, esse tipo de curso é de extrema necessidade, pois além de agregar conhecimento, também aperfeiçoa técnicas e táticas no enfrentamento das crises, garantindo mais segurança à sociedade.
Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)
Foto: Agepen