Vale do Ivinhema Agora
Região

MS registra mais de 100 casos de injúria e racismo em três meses

Em 2022, foram 45 casos durante doze meses e 467 boletins de injúria racial contabilizados nas delegacias

 

Por Natália Olliver | Campo Grande News

 

Mato Grosso do Sul já soma 104 registros de racismo e injúria racial em três meses. São 32 casos de racismo e 72 de injúria registrados nas delegacias do Estado. O número é referente aos meses de janeiro a 15 de março. Em 2022, durante todo ano, foram contabilizados 45 casos de racismo e 467 de injúria. Conforme a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em 2021 houve 308 registros de injúria e 21 de racismo, durante os 12 meses.

O crime de racismo está previsto na Lei n° 7.716/89 e ocorre quando as ofensas praticadas atingem a coletividade, ou seja, um número indeterminado de pessoas, por raça, etnia, religião ou origem.

Já o crime de injúria racial está previsto no artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal, e ocorre quando o autor ofende a dignidade utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião ou condições de pessoas idosas e portadores de deficiência.

Para discutir o tema, a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) realiza o seminário “MS contra o Racismo”, no VIII Colóquio Estadual de Direitos Humanos, realizado nesta quarta-feira (29).

O seminário contará com a abertura cultural do grupo de crianças da Associação Familiar Comunidade Negra São João Batista. Representantes da OAB-MS.

O objetivo da ação é conscientizar e aprofundar discussões sobre o racismo em Mato Grosso do Sul. A palestra será ministrada pela professora doutora Eugenia Portela de Siqueira, docente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Ela é também é membro da Anped (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) e líder do Geprafe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores).

O evento ocorre no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública de MS, na Rua Raul Pires Barbosa, Bairro Chácara Cachoeira, a partir das 13h.

Related posts

Diárias pagas pela Câmara de Deodápolis serão fiscalizadas pelo Ministério Público

Anaurelino Ramos

Indicação busca organizar estacionamento de motocicletas na Avenida Moura Andrade

Anaurelino Ramos

Rota das Igrejas conecta municípios em novo roteiro turístico regional

Anaurelino Ramos

Deixe um Comentário